A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Março de 2019

21/02/2019 08:02

Em site que cria notícias falsas, chove "matérias" de Campo Grande

Duas notícias que falam de Mato Grosso do Sul viralizaram e são pura mentira

Thailla Torres
Fake news que tem bombado com nome de Campo Grande. Fake news que tem bombado com nome de Campo Grande.

Que existem muitos “leitores de títulos”, isso ninguém tem dúvidas. A enxurrada de fake news compartilhada no período eleitoral provou isso. Agora, outra leva de notícias falsas tem sido usada para falar de Campo Grande e Mato Grosso do Sul.

Tudo começou com uma postagem circulada nas redes sociais de um jovem de Miranda, município a 209 quilômetros da Capital, que teria engravidado cerca de 16 mulheres em uma festa de 15 anos realizada no dia 12 de fevereiro. A publicação, inclusive, usa o nome do Campo Grande News na postagem falsa.

Em seguida, outra “notícia” que já rendeu mais de 3 mil compartilhamentos fala sobre o comportamento do campo-grandense, com título: “Com muita pose e pouca grana, Campo Grande é a capital dos dublês de ricos”.

Outras publicações falsas que levam o nome Campo Grande falam sobre o preço do salgado em uma universidade particular da cidade e até produtos para evitar rugas.

André diz conhecer o rapaz de Miranda que foi vítima de fake news. (Foto: Henrique Kawaminami)André diz conhecer o rapaz de Miranda que foi vítima de fake news. (Foto: Henrique Kawaminami)

Pelas ruas de Campo Grande, o público diz conhecer as manchetes falsas que estão rolando pelas redes sociais. O vendedor André Brittes, de 22 anos, jura que conhece o rapaz de Miranda e ainda diz que o amigo deu risada ao saber da notícia. “A gente até mandou a notícia brincando que ele ia ser pai, minha irmã conhece ele, mas todo mundo deu risada, até ele”, diz.

Já o caso do “dublê de rico” repercutiu bastante na timeline da dona de casa Eliane de Souza, de 25 anos. “Essa apareceu várias vezes pra mim, até achei que era verdade, mas fiquei curiosa e entrei. Vi que era falso”, diz.

A “notícia” pareceu engraçada para Eliane, mas outros conteúdos levantaram um sinal de alerta. “Alguns são engraçadas, mas depende do jeito que leva, não pode perder o limite”.

Mas por trás da intenção de brincar, a operadora de caixa Maria Erica Zucarelli, de 31 anos, não vê graça e acredita que é preciso levar em consideração que propagar uma notícia falsa pode ter consequências que colocam em risco a vida de pessoas. “Já ouvi casos de pessoas que sofreram muito com isso e até foram agredidas. Não é nada legal ficar falando da vida dos outros. Precisamos tomar cuidado”.

Os entrevistados dão dicas simples para não propagar as notícias e evitar problemas com as fake News. “Eu prefiro pesquisar tudo no Google e sites oficiais, se desconfio, não compartilho”, acrescenta Maria. 

Eliane diz que a mentira sobre dublê de rico apareceu várias vezes na time line. (Foto: Henrique Kawaminami)Eliane diz que a mentira sobre dublê de rico apareceu várias vezes na time line. (Foto: Henrique Kawaminami)
Maria relata as consequências da fake news. (Foto: Henrique Kawaminami)Maria relata as consequências da fake news. (Foto: Henrique Kawaminami)

Apesar das manchetes surreais, tem muita gente acreditando que os conteúdos são verdadeiros. Mas basta um clique para comprovar que não há informações ou fontes oficiais que comprovem as notícias.

Todas as informações são falsas e estão sendo propagadas pelo site “Youreact” onde existe um aviso em inglês, na parte inferior da página, que informa ser site de “entretenimento”, em que as piadas são criadas pelos usuários e que não devem ser levadas a sério nem como fonte de informação.

No site, as pessoas criam notícias falsas com título, foto e resumo e descrevem a ação como uma pegadinha, que em seguida são compartilhadas no próprio perfil do Facebook.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Notícia falsa sobre jovem que engravidou 16 mulheres. (Foto: Reprodução/Youreact)Notícia falsa sobre jovem que engravidou 16 mulheres. (Foto: Reprodução/Youreact)
(Foto: Reprodução/Facebook/Samuel Isidoro)(Foto: Reprodução/Facebook/Samuel Isidoro)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.