ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Escola no Pedrossian cria quadro para mostrar orgulho de ex-alunos

Escola Dolor Ferreira de Andrade posta em suas redes socias a história de ex-alunos para servir de exemplo para os atuais

Lucas Mamédio | 01/07/2020 06:26
Foto de Stélla postada no Instagram da Dolor (Foto: Rerpodução)
Foto de Stélla postada no Instagram da Dolor (Foto: Rerpodução)

Vários estudos pedagógicos apontam centralidade da escola na formação de um bom cidadão, nos padrões estabelecidos por nossa sociedade. Mais do que importante, é essencial uma boa experiência nesse período da vida para ter mais chances de se tornar um adulto realizado.

A Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade, no Bairro Maria Aparecida Pedrossian, parece ter conseguido alcançar esse status ao longo de sua história. Isso porque são inúmeros os exemplos de sucesso que surgiram dali.

Escola fica no bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)
Escola fica no bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. (Foto: Kisie Ainoã)

Por isso, um professor de geografia, Felipe Vitório Lucero, junto de outros colegas e da direção, criaram um quadro chamado “Nosso Orgulho”, em que contam como está a vida de ex-alunos por meio de postagens nas redes sociais da escola.

Segundo Felipe, a ideia surgiu quando ele sentiu a falta de motivação e o desânimo dos alunos do 3º ano em lidar com a situação de estarem no último ano.

“Como professor tinha que fazer algo para motivar, contar a história de alguém. Aí surge a ideia de resgatar a história de algumas pessoas. "Nosso Orgulho" todos que conhecem algum ex-aluno, uma homenagem aos alunos que obtiveram destaque, não nos limitamos a apenas alunos que fizeram faculdades, mas sim aqueles que conseguiram destaque na sociedade, como uma boa pessoa, empresário”.

Um dos casos mais conhecidos talvez seja da modelo internacional Linda Helena, que já teve sua história contada aqui no Lado B. Hoje ela participa de desfiles de grifes como Chanel, Saint Laurent, Versace e atualmente cursa Administração pela Universidade Anhembi Morumbi.

Linda Helena agora brilha nas passarelas mundo afora (Foto: Reprodução)
Linda Helena agora brilha nas passarelas mundo afora (Foto: Reprodução)

“Meu berço é o Dolor, na escola que aprendi os fundamentos que levo para vida toda. Eu nunca achei que fosse chegar tão longe, não apenas financeiramente, independente das circunstâncias, você pode ter o que quiser, acredite, em um dia normal sua vida pode mudar. Absorva o máximo de informações, agregar ao máximo, para ser uma pessoa melhor, seja seu pilar."

Felipe diz que a repercussão do quadro tem sido maravilhosa. “Estão gostando muito de serem lembrados pela escola. Todos nós gostamos de sermos lembrados, seja por um momento, por uma palavra, por um gesto. Assim, mostramos que o ex-aluno foi ou é importante para escola.”

Outra ex-aluna foi Stella Carvalho Franco, formada em História pela UFMS e aprovada no Mestrado em História na UFGD. “Tenho um imenso carinho pelo Dolor. Fiz meu ensino básico inteiramente na escola, lugar onde obtive uma grande aprendizagem, guardo imensas lembranças e admiração pelos professores e encontrei alguns quando comecei a lecionar, construí grandes e longas amizades que tenho até hoje”.

Stélla na sua época de Dolor em 2013 (Foto: Arquivo Pessoal)
Stélla na sua época de Dolor em 2013 (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela ficou feliz não só em poder contar sua história, mas como rever alguns colegas que tinha perdido contato. “Adorei rever os ex-colegas e os ex-alunos que foram de época anterior a minha, mostrando que a educação pública pode ser de qualidade e formar excelentes profissionais nas mais diversas áreas, e que tem uma nova geração empenhada nos estudos”.

Para o professor Felipe, algumas histórias são dignas de um bom filme. "Super motivacional, os alunos atuais se encontram na história dos ex-alunos e conseguem ter uma perspectiva melhor, um combustível para continuar acreditando que mesmo durante a pandemia ele pode sim, continuar estudando para ter bons desempenhos na vida".

Ele também diz que com o Nosso Orgulho mostra que todas as profissões são dignas de ter orgulho. “Sair do ensino médio e não fazer um curso superior não é o fim do mundo, existem várias outras formas de serem pessoas honestas e vitoriosas”.

Acesse as postagens no Instagram da escola Dolor de Andrade aqui.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias