ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Escultor encontra carta que escreveu à mãe e transforma em livro da família

Thailla Torres | 05/03/2017 07:35
Ele quis presentear a mãe com palavras de amor e acabou contando sobre a família em um livro.(Foto: Luciano Justiniano)
Ele quis presentear a mãe com palavras de amor e acabou contando sobre a família em um livro.(Foto: Luciano Justiniano)

Faz pouco tempo que as palavras se tornaram familiares para Tércio Mussato, de 54 anos. Nascido em Miranda (MS), por trás do homem matuto que cresceu na roça e hoje é dono de hotel tem alguém com o dom das palavras, que deram a ele o privilégio de escrever um livro. 

E Tércio nunca se imaginou escritor. O gosto mesmo sempre foi pelo artesanato e, antes da escrita, demostrava talento inegável para os trabalhos manuais. O mirandense é reconhecido pelas esculturas feitas em madeira na cidade. Hoje pratica tudo como hobby e nada é vendido.

Há 5 anos, ele quis presentear a mãe com palavras de amor, através de uma carta. "Eu quis escrever uma mensagem bonita para minha mãe que iria fazer 80 anos, mas a carta deu oito páginas. Acabei deixando os papéis de lado e depois quis dar uma melhorada, foi aí que passei a escrever sobre a minha família".

Apaixonado por esculturas, o trabalho manual é talento inegável de Tércio. (Foto: Luciano Justiniano)
Apaixonado por esculturas, o trabalho manual é talento inegável de Tércio. (Foto: Luciano Justiniano)

Ele admite que nunca teve gosto pela leitura, mas se libertou quando viu a possibilidade de contar histórias. "Somos de uma família muito grande. Meu pais são descendentes de italianos e comecei o meu livro fazendo uma árvore genealógica da família, depois, vieram as boas histórias", se orgulha. 

Lembranças de um passado humilde, a garra dos pais pela vida dos filhos e até as estripulias dos irmãos deram sentido a contos na cabeça de Tércio. "Fiz do meu jeito simples. Tenho um certo encanto pela minha família, são todos assuntos verdadeiros, porém com certo floreio", brinca.

O livro nunca foi comercializado. Tércio conseguiu parceria com uma gráfica e imprimiu cerca 500 unidades da publicação, que ganhou nome de "Anedotas da Tribo Mussato". "Esse nome foi porque a nossa família é muito grande por aqui e um dia o padre brincou que formamos uma tribo", conta.

Ele diz que foi convidado a fazer um lançamento e ganhar dinheiro com a obra, mas nunca teve esse propósito. "Fui para Campo Grande uma vez quando disse para um jornalista que estava escrevendo. Queriam que eu fizesse uma festinha de lançamento, convidasse todos e vendesse o livro, mas eu não queria nada disso", conta.

O sonho de Tércio era apenas compartilhar a história com a família. Com a obra em mãos, tudo se tornou um momento especial dentro de casa. "Eu queria sentar com eles e ler. Claro que nem todo mundo fica lendo, então todo evento de família que a gente se reúne, lemos algumas partes do nosso jeito. Para quem vem de fora, as vezes fica difícil se emocionar, mas quando a família escuta as histórias, todo mundo chora", descreve sobre a emoção.

Tércio e livro em homenagem á família.
Tércio e livro em homenagem á família.

Pai de dois filhos e proprietário de um hotel há 30 anos em Miranda, Tércio acredita que o livro foi a chance dele para evoluir. "Quando comecei minhas esculturas em 1990, sabia muito pouco, mas pude ir aperfeiçoando. E a mesma coisa aconteceu com o livro, fui pegando gosto, tentando e escrevendo até que deu certo", comemora. 

Sempre detalhista, observando o gosto das pessoas pela leitura que entendeu o sentido das palavras em sua vida. "Não gostava de ler de jeito nenhum, então um dia vendo uma pessoa lendo no hotel, fiquei pensando o que tinha de tão interessante assim em um livro e decidi ler. No começo achei muito chato, mas na metade, eu entendi o sentido de escrever. É maravilho lidar com a liberdade das palavras e principalmente que todo mundo consegue chegar onde quiser, basta ter vontade e fazer", acredita. 

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias