ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Filho autista perde Pato Donald, mãe apela nas redes e doação viaja 182km

Beatriz, é de Bela Vista, tem 5 anos e abriu mão do seu bichinho de pelúcia para acabar com tristeza de Felipe, em Campo Grande

Alana Portela | 11/05/2020 06:52
Aos 4 anos, Felipe não escondeu a alegria ao receber o Pato Donald de pelúcia. (Foto: Arquivo pessoal)
Aos 4 anos, Felipe não escondeu a alegria ao receber o Pato Donald de pelúcia. (Foto: Arquivo pessoal)

“Amiguinho, gostei tanto desse Pato Donald que a mãe me deu, mas posso te dar. Se você quiser algum mais da minha turma do Mickey, pega. Pode pegar duas, três ou quatro”, diz Beatriz, de 5 anos, após abrir mão do seu bichinho de pelúcia para fazer Felipe, de 4 anos, voltar a sorrir.

A história é emocionante e aconteceu após Felipe, que tem autismo, perder um Pato Donald de pelúcia, em Campo Grande. O brinquedo era seu objeto de apego, se chamava Pokémon, mas o pequeno acabou perdendo o bichinho e entrou em desespero.

“Ele não desgrudava do pato, mas na quarta passada, dormi primeiro que ele e não sei onde o brinquedo foi parar. Revirei a casa toda em busca do pato, porém, não encontrei. Ele ficou muito triste, chegou a passar mal e chorou até dormir”, conta a mãe, Maíra Alves de Oliveira Espíndola, que é pedagoga.

Contente pela boa ação, Beatriz toda sorridente segura o Mickey e o Pateta. (Foto: Arquivo pessoal)
Contente pela boa ação, Beatriz toda sorridente segura o Mickey e o Pateta. (Foto: Arquivo pessoal)

Ver o filho inconsolado partiu seu coração. “Quem já conviveu com autista sabe da importância de um objeto de apego. Eles entram em desespero e deixam a gente em desespero”, conta Maíra. Ela comenta que cuidar de uma criança com autismo exige atenção especial. “É diferente porque o Felipe precisa tomar os remédios, tem seletividade alimentar. É no ritmo dele”.

“Meu filho tem que estar na casa dele, com os objetos dele. Por isso, tento ter cuidado redobrado, principalmente com os brinquedos. Aqui é tudo separado, as miniaturas ficam num local, os brinquedos maiores em outro, pois caso ele queira eu consigo achar e dar pra ele”.

Felipe é uma criança encantadora e gosta muito de animais. Já teve outro objeto de apego. “Antes era um cavalo, mas esse tinha uns três, quatro de reserva. Entretanto, de repente abandonou o cavalo e se apegou ao pato”. Devido à mudança repentina, a mãe não conseguiu comprar outros patos reservas e por isso, Maíra apelou para as redes sociais.

“Compartilhei no Facebook e no grupo de WhatsApp de mães, perguntando se alguém tinha um pato para doar ou vender”, lembra. O post comoveu e os amigos passaram a compartilhar, até que a notícia chegou aos ouvidos da carinhosa Beatriz e sua mãe, que preferiu se identificar apenas como G.C. Elas moram em Bela Vista e não pouparam esforços para ajudar Felipe.

Felipe brincando com o Pato Donald que ganhou da amiguinha. (Foto: Arquivo pessoal)
Felipe brincando com o Pato Donald que ganhou da amiguinha. (Foto: Arquivo pessoal)

“Comprei o pato para minha filha porque ela gosta da turma do Mickey, e como tenho uma amiga que tem um filho autista, sei como é quando algo do ambiente deles mudam, ficam transtornados. Foi um gesto simples de uma mãe para outra, empatia. Uma mãe compreende a outra”, destaca G.C.

Ela teve uma conversa com Beatriz, sobre um amiguinho que estava muito triste, precisando do pato. “Sempre a incentivo a doar os brinquedos, ganha uns e doa outros. Converso sobre não se apegar as coisas, que temos que compartilhar, pois somos uma família cristã. Vai sempre na escolinha da igreja e lá, ensinamos muito sobre o amor”.

O Pato Donald de pelúcia viajou 182 quilômetros até chegar em Campo Grande e ser entregue no sábado, 9 de maio. Foi uma amiga das doadoras, a jornalista Mireli Obando, quem levou o presente até a casa de Felipe. A ação encheu a família de gratidão e o pequeno até fez um vídeo de agradecimento.

“Obrigado pelo Pato Donald, de coração. Vou dormir abraçado”, diz Felipe todo feliz com o brinquedo nas mãos. A atitude prova que a inocência e das crianças é genuína e dá esperança de ter um mundo melhor, com mais empatia, respeito e amor ao próximo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias