ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Grupo ensina grafite na Cidade de Deus para evitar que meninos virem pichadores

Aline Araújo | 03/10/2014 10:12
Crianças aprendem a arte do grafite em oficinas. (Foto: Coletivo Detona)
Crianças aprendem a arte do grafite em oficinas. (Foto: Coletivo Detona)

Normalmente as pessoas levam sopão para a Cidade de Deus, uma das regiões mais carentes de Campo Grande. Mas, além de faltar quase tudo, o lugar tem um marrom terra perturbador. Para dar colorido à comunidade, o coletivo Detona resolveu ocupar os barracos com o grafite. Nesta semana ocorreu a primeira ação e no sábado o projeto ganha reforço com a participação o grupo de teatro Imaginário Maracangalha, do coletivo Papo de Rua, e de quem mais quiser somar nessa empreitada.

Na quarta-feira, as crianças da comunidade ganharam uma aula de grafite e também puderam se divertir com a contação de histórias. A ideia de montar uma força tarefa no sábado surgiu depois que os produtores culturais Renderson Valentim e Brunno de Paula resolveram conhecer a favela.

O resultado para os dois foi fantástico, voltaram para casa cheios de vontade de ajudar. “A gente segue a linha de ideia do coletivo Detona que é poder tirar um pouco essa ideia da privatização da cultura e levar as ideias de que as pessoas podem ajudar umas as outras por conta própria”, explica o tatuador Bruno de Paula, que tem o grafite como paixão, hobby e instrumento de transformação social.

Brunno lembra o quanto Campo Grande vem sofrendo com as pichações, mais um problema a ser combatido com arte. Para ele, a nova geração acaba se espelhando nisso e precisa descobrir o grafite. “A nossa ideia é expandir, qualquer moleque pode chegar em uma oficina e aprender. A gente quer propagar conhecimento, fazer oficina de teatro de rua, de dança de grafite. O nosso foco é desenvolver o sentimento de poder ajudar e não tem como fazer isso sem levar informação”, detalha.

Os barracos da favela de Campo Grande ganharam mais cor. (Foto: Coletivo Detona)
Os barracos da favela de Campo Grande ganharam mais cor. (Foto: Coletivo Detona)

“Nós vamos transformar, levando para a favela o acesso à arte de rua. O grande processo do artista é levar o seu trabalho para todos e ajudar no processo de transformação”, comenta Renderson.

Além das manifestações, o grupo também levará mantimentos. Brunno convoca quem faz parte do movimento de arte de rua a fortalecer e contribuir. “A gente vê um monte de evento que não acrescenta em nada. Você ir lá e só pintar uma parede é demagogia”, desabafa.

E isso é só o começo, esperam os produtores. A ideia é colorir ainda mais a favela, não só com o grafite nos barracos, mas com o sorriso das crianças em cada oficina nova, cada apresentação e cada ideia lançada ali. Disseminar o conhecimento por meio da arte, do afeto e da doação. “Nosso objetivo é poder mobilizar as pessoas e mostrar que a favela está lá se você quiser fazer alguma coisa e com certeza ela vai te retribuir”.

Brunno conta que a recepção que ele teve até agora não se compara nem aos eventos pagos dos quais ele tem participado durante os 10 anos que realiza ações com o grafite. Por isso, ele convida as pessoas que tem um coração grande a aparecer sem medo e munido de vontade de ajudar. No sábado é só chegar.

Nos siga no Google Notícias