ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Mesmo com vida difícil, jovens acham cheque de 4 mil na rua e devolvem ao dono

Ângela Kempfer | 03/10/2014 11:54
Diego, Vanderson e Eliezer, no dia da entrega do cheque os empresário. (Foto: Prefeitura de Paranaíba)
Diego, Vanderson e Eliezer, no dia da entrega do cheque os empresário. (Foto: Prefeitura de Paranaíba)

Eliezer de Souza ficou famoso em Paranaíba ao lado de dois colegas de sala, por ter encontrado cheques na rua e devolvido ao dono. Se fosse dinheiro vivo, a história poderia ser diferente? Ele garante que não. “E a minha consciência dona, como ia ficar?”, responde na lata o trabalhador rural de 30 anos que em 2014 resolveu voltar a estudar.

Com Diego Torres e Vanderson de Oliveira, ambos de 17 anos, ele seguia para a escola quando os três viram dois cheques na rua, perto do meio-fio. Ao abrir, descobriram que somavam mais de R$ 4 mil.

Os documentos não estavam “cruzados” e também não especificavam o portador, o que facilitaria retirar o dinheiro. Mesmo assim, os amigos decidiram fazer o certo. “Os meninos até ficaram com medo, porque podiam dizer que a gente roubou. Mas a gente tinha de arriscar, né? A pessoa podia estar precisando daquele dinheiro”, diz Eliezer.

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Luiza Corrêa Machado procuraram a diretora que procurou a agência da Caixa Econômica Federal em Mineiros (Goiás), origem dos cheques.

Logo, o dono foi encontrado. Reinaldo Manuel Stradioto é proprietário de uma farinheira e foi até Paranaíba agradecer aos estudantes.

Os três trabalham em fazendas da região, ganham menos de mil reais por mês e tem uma rotina pesada. Como decidiram voltar à sala de aula, hoje estudam segunda, quarta e sexta, em período integral, e passam o dia inteiro de terça, quinta e sábado nas fazendas, como “faz tudo”, diz Eliezer que sonha em fazer faculdade de Veterinária para melhorar a vida.

O dinheiro na rua até ajudaria por um tempo, mas ele jura que nem pensou nessa possibilidade. “Não sei porque as pessoas acham tão difícil fazer o certo. A decisão para a gente foi ligeira. Não era nosso. Todo mundo precisa de dinheiro, quem perdeu também. Por isso a gente trabalha”, explica.

Nos siga no Google Notícias