ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Monge vem de Campinas, para ensinar a meditar em qualquer hora e lugar

Paula Maciulevicius | 21/03/2014 13:25
A aplicabilidade será posta em prática hoje, na palestra gratuita “Meditação, Paz interior e Felicidade”.
A aplicabilidade será posta em prática hoje, na palestra gratuita “Meditação, Paz interior e Felicidade”.

Monge budista e professor, Gen Geden, está em Campo Grande para ensinar que meditação pode ser feita em qualquer hora e lugar. Nesta sexta e sábado ele realiza palestras e cursos com esclarecimentos sobre o budismo moderno, mesmo a religião tendo mais de 2,000 anos de existência.

“A ideia é mostrar o quanto o budismo é atual e se aplica em muitas situações práticas”, exemplifica Geden. Professor de Budismo em Campinas, dos 59 anos de vida, é monge há uma década. “Se pratica meditação para resolver muitos problemas humanos, como raiva, estresse e problemas mentais. Dá para aplicar aqui, agora, é muito prático e está integrado à nossa sociedade”, completa.

A questão é difundir o quanto se pode por em prática os ensinamentos de uma religião milenar e sem entrar em conflito com o que Geden classifica como “senso comum”. “Ela é arcaica? Não, no fundo o budismo é vivo, é atual. E uma das vantagens é ele não contrariar o senso comum, o que já faz parte da vida das pessoas”, explica.

A aplicabilidade será posta em prática hoje, na palestra gratuita “Meditação, Paz interior e Felicidade”, a partir das 19h30, no auditório da Semed (Secretaria Municipal de Educação), na rua Onicieto Severo Monteiro, 460, na Vila Margarida. Na ocasião, serão tratadas também algumas crenças básicas budistas, sobre vidas passadas e futuras e como funciona a nossa mente.

“A ideia é que, se tiver interesse, mais tarde a gente possa voltar e oferecer mais cursos”, afirma Geden.

Viajando pelo País inteiro levando a palestra, o monge classifica como de vital importância a meditação contra o mal do futuro. “O que acontece hoje, entre celular e Facebook, as pessoas estão cada vez mais distraídas e perdendo a concentração. Estão muito mais estressadas. Têm dificuldade para dormir. Vamos tentar mostrar que as pessoas precisam desenvolver a concentração, senão a vida vai ficar insuportável. É um mal do futuro e que já está acontecendo”, finaliza.

A palestra desta sexta é gratuita, no entanto é preciso garantir a vaga através do preenchimento de um formulário. Clique aqui para se inscrever.

Neste sábado, Geden ministra ainda dois cursos: Meditação para relaxamento, das 9h às 12h e Introdução ao Budismo, das 15h às 18h. Cada curso tem o valor de R$40,00. Outras informações pela Página do Facebook: https://www.facebook.com/meditaremcg.

Nos siga no Google Notícias