A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

25/11/2017 09:52

Morre aos 79 anos 'Seo' João, artesão dos carros de boi, personagem do Santa Fé

João Manoel da Silva não resistiu a quatro paradas cardíacas e morreu na madrugada deste sábado

Liniker Ribeiro
João Artesão, famoso por transformar madeira em peças (Marcos Ermínio)João Artesão, famoso por transformar madeira em peças (Marcos Ermínio)

Morreu na madrugada deste sábado (25), aos 79 anos, João Manoel da Silva. O artesão, carinhosamente chamado de 'Seo' João, havia sido internado há pouco dias devido a complicações causadas por uma arritmia cardíaca e estava em casa quando voltou a passar mal na tarde de ontem.

Segundo os familiares, o artesão que virou personagem do Lado B em março de 2014 por conta de suas habilidades em transformar madeira em peças e, principalmente, construir carros de boi, não resistiu quatro paradas cardíacas, vindo a morrer por volta das 3h da madrugada de hoje.

"Os médicos tentaram reanimar ele, mas infelizmente não foi possível", relata Ethan Gabriel Silva Galão dos Santos, 21, neto de 'seo' João. O artesão, que completaria oito décadas de vida na semana que vem, no dia 3 de dezembro, partiu deixando não apenas memórias de um trabalho realizado com as mãos de uma forma criativa, mas uma lição de vida, mostrando que adorava viver no estado que o acolheu anos atrás.

"Se eu sou feliz? Uai. E quem não é? Só a pessoa viver já é uma felicidade. Eu adoro Mato Grosso, Nossa Senhora, parece que eu nasci aqui. Parece que eu estou no céu. Todo mundo que vem aqui, gosta. Sabe por quê? É bom demais”, afirmou o artesão em entrevista ao Campo Grande News em 2014.

João saiu de Alagoas rumo ao Pantanal em 1958, para trabalhar com gado em uma fazenda. Chegou em Campo Grande no ano de 1965, para trabalhar como guarda noturno. Casado com Aparecida Pereira da Silva, teve três filhos, mas apenas uma mulher, Maria Regina da Conceição, é viva.

O velório de 'Seo' João está marcada para às 10h, na capela da Rua 13 de maio, 4588, no bairro São Francisco. O enterro, segundo a família, está previsto para amanhã, às 9h, no cemitério Parque das Primaveras.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.