ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Na era das redes sociais, as comparações podem estar provocando a sua tristeza

Paula Maciulevicius | 05/01/2017 08:55
A família Kardashian, famosa por ostentar modelos de felicidade. (Foto: Reprodução Facebook)
A família Kardashian, famosa por ostentar modelos de felicidade. (Foto: Reprodução Facebook)

Na segunda reportagem da série "para sermos pessoas melhores em 2017", a comparação da própria vida com a do outro pode ser classificada como um dos grandes males das redes sociais. O efeito de seguir artistas e até mesmo de quem está mais próximo de nós desperta uma tristeza crônica. Para discorrer sobre o assunto, contamos com a participação da psicóloga Cláudia Malfatti.

Cláudia começa explicando que hoje a rede social é usada muitas vezes como um termômetro de como está a nossa vida em relação à vida do outro e isso é um problema. "É comum até se frustrarem se um post é pouco curtido. Existem pessoas que chegam ao extremo de publicar que estão namorando, quando na verdade estão solteiras; outras fazem falsos check-in", exemplifica. Ou seja, nem tudo o que se vê no mundo virtual é real. 

E mesmo sabendo disso, a nossa tendência é se deixar afetar e a psicóloga explica que é porque na vida, buscamos referências. "Por isso é natural você observar o outro, admirar e desejar chegar aonde o outro chegou. Agora, observar e ficar com raiva não é saudável para quem sente e muito menos produtivo. É um indicativo que a pessoa tem auto-estima baixa e não acredita no seu potencial. Todos temos condições de realizar o que deseja", alerta. 

E a grama do vizinho, é sempre mais verde mesmo? A frase resume tudo o que sentimos nas redes sociais, porque temos a tendência de só olhar o resultado final e não o quanto o "vizinho" se dedicou para deixar a grama dele assim.

"Cada indivíduo é único. Você precisa descobrir quais são seus sonhos e desejos para lutar por eles", pontua a psicóloga.

E quando o "outro" é uma das Kardashian por exemplo? Vida perfeita, dinheiro, fama e beleza? É preciso voltar para a realidade. "Não podemos viver num mundo totalmente fora do nosso. A gente tem que lidar com a nossa realidade. As pessoas precisam também perceber as conquistas que elas fazem na vida. Às vezes se fica muito preocupado com o externo e não percebe o seu caminhar", atenta. 

Perceber que temos nos incomodado muito com a felicidade alheia, já é um sinal de alerta. "Quando alguém não acredita em si, tem dificuldade de lidar com as frustrações e não encontra uma rede de apoio, pode desenvolver uma doença como, por exemplo, depressão", descreve Cláudia.

A psicóloga defende que com a ajuda da psicoterapia é possível se aprofundar e trabalhar os conteúdos internos, descobrir as aptidões, desejos e se fortalecer para alcançá-los.

"Se desligar um pouco da rede pode ser um caminho sim, mas não é a solução. Se você se incomoda muito com o que vê nas redes sociais, com certeza repete esse comportamento fora do mundo virtual. O caminho é mudar a crença de que só o outro pode conquistar as coisas. Caso não consiga sozinho, busque ajuda de um psicólogo".

E que tal começar o ano assim? Focado nas nossas conquistas e o que é possível dentro da nossa realidade?

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias