ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

No Dia da Visibilidade, trans pode dizer que agora é Mariane e mulher no papel

Nesta quarta-feira (29), Dia da Visibilidade Trans, as fotos tiradas em frente ao cartório exibem a conquista na certidão

Paula Maciulevicius Brasil | 29/01/2020 15:39
"Mariane Cordon Cáceres, meu nome social e o sexo como feminino", comemora. (Foto: Arquivo Pessoal)
"Mariane Cordon Cáceres, meu nome social e o sexo como feminino", comemora. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando deu entrada no processo de retificação de nome e gênero, no cartório de Campo Grande, na terça-feira da semana passada, Mariane Cordon Cáceres, de 21 anos, não tinha pensado que teria em mãos, numa data tão significativa quanto 29 de janeiro, o documento que lhe apresenta como mulher. Nesta quarta-feira (29), Dia da Visibilidade Trans, as fotos tiradas em frente ao cartório exibem o sorriso de uma conquista enorme na certidão de nascimento. "Mariane Cordon Cáceres, meu nome social e o sexo como feminino", comemora.

O processo, apesar de rápido depois que chega ao cartório, é bem burocrático. Exigindo papeis, certidões e documentos, Mariane agradece logo nas primeiras falas à amiga advogada, Isadora Haidar, por ter tornado tudo isso mais fácil. "Aí eu corri atrás só de quatro cartórios e da Justiça Eleitoral", relata. 

A notícia foi compartilhada nas redes sociais com o alerta de "textão". "Hoje eu me realizei ao ter em minhas mãos um documento que fala de quem realmente eu sou, que diz sobre a MULHER EXTRAORDINÁRIA QUE EU ME TORNEI", frisa em caixa alta.

Mariane nasceu em Dourados, e foi nos palcos do interior do Estado que ela começou a carreira em shows e performances como a drag queen Vaiola Parker. Em setembro de 2018, depois de ganhar o Miss Gay 2018, aqui na Capital, se empoderou para assumir a identidade. "Quando eu ainda era só o artista, já estava me sentindo incomodada quando me chamavam pelo nome masculino. Uma semana depois do Miss, quando eu criei autoestima e coragem, falei: esquece o Higor, agora é Mariane", conta.

O nome - A escolha do nome por si só já valia uma reportagem. Sem que a mãe soubesse qual o propósito da pergunta, a jovem questionou "se você tivesse uma filha, que nome daria?" A resposta foi "Marielly", mas o nome não parecia combinar com a personalidade e foi então que ela decidiu escolher outro. "Eu tenho uma amiga desde o Ensino Médio que se chama Mariana. A gente nasceu no mesmo dia e quase na mesma hora. E me veio isso, nós sempre fomos muito grudadas e encaixou. Aí coloquei Mariane para tentar chegar ao máximo do que a minha mãe gostaria e também porque é mais a minha cara".

Em outubro de 2018, mesmo ano do Miss Gay, ela contou aos pais que gostaria de ser tratada e chamada como Mariane e fez o pedido para que esquecessem de vez a figura masculina. "Eles aceitaram bem, minha mãe demorou um pouquinho mais para se adaptar, mas ela já me trata como mulher. O meu pai sempre foi o mais fácil", diz.

A notícia foi compartilhada nas redes sociais com o alerta de "textão". (Foto: Arquivo Pessoal)
A notícia foi compartilhada nas redes sociais com o alerta de "textão". (Foto: Arquivo Pessoal)
Mariane deixou a cidade de Dourados e veio para Campo Grande no começo do ano passado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Mariane deixou a cidade de Dourados e veio para Campo Grande no começo do ano passado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mariane deixou a cidade de Dourados e veio para Campo Grande no começo do ano passado, onde desde então, se apresenta em shows nas casas noturnas da cidade e também é hostess na Daza. Em dezembro de 2019 foi coroada Miss Trans MS. Hoje, tendo em mãos nome e sexo com o qual sempre se identificou, ela não consegue conter as lágrimas.

"Vou chorar. Essa é uma conquista muito grande. De você pegar e ler... Se eu morrer agora vou ser enterrada como mulher".

Sobre a data criada em 2004, durante o lançamento de uma campanha nacional elaborada por lideranças do movimento de pessoas trans, em parceria com o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, ela reforça. "É visibilidade, como o nome mesmo diz. É o dia de sermos vistas e de mostrarmos quem nós somos".

Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias