ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Nove dias após o grande amor partir, marido faz "furdunço" como esposa planejou

Leini morreu no dia 10 de fevereiro, mas deixou um legado de alegria de viver que só poderia acabar em festa

Thailla Torres | 14/02/2017 07:54
Leine lembrada pela dedicação em fazer as pessoas sorrirem. (Foto: Arquivo Pessoal)
Leine lembrada pela dedicação em fazer as pessoas sorrirem. (Foto: Arquivo Pessoal)

Leini Maria Brandão Monteiro deixou na lembrança dos amigos a dedicação em fazer as pessoas sorrirem. No último dia 10 de fevereiro, eles se despediram da mulher, esposa e mãe que partiu após 8 meses de luta contra um câncer.

Com a morte, Eonio Marcondes Grize, de 52 anos, teve de adiar evento criado por ele e a esposa para reunir amigos com música. Era Leini quem animava o dia na chácara Ipê Florido, recanto do casal, depois de tantos anos vivendo na cidade.

Para seguir adiante mesmo com  a ausência, o próximo fim de semana será de festa, em memória a felicidade que Leini sempre demonstrou. Ela, mais do que ninguém, adorava todo tipo de comemoração. Agora, o marido faz questão de realizar o evento que ganhou nome “Furdunço do Eonio”.

Leini e Eonio, foram casados durante 32 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Leini e Eonio, foram casados durante 32 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Isso foi ideia dos amigos, eles brincam que vira furdunço pelo tanto de músicos que passam a tarde tocando”.

Leini partiu e deixou a saudade, mas no coração de Eonio, também ficou a lembrança do companheirismo. “Foram muitos anos de cumplicidade, ela deixou eternizado o que a vida ensinou para os dois e o que ela me ensinou nesse tempo todo, desde quando nos conhecemos”, recorda emocionado.

Eonio conta que a primeira edição da festa foi em julho do ano passado, pouco tempo antes de descobrirem a doença. Na época, ele havia sofrido um acidente de carro e o evento seria para ajudar nos custos que tiveram.

Juntos, moravam na chácara há três anos, por conta da tranquilidade. “Ela sempre gostou muito de planta. A chácara é nosso recanto e quando a gente comprou, nunca mais quis sair dali”, conta.

Mas quando a doença foi descoberta, os dois tiveram de retornar à cidade para o tratamento, que durou cerca de oito meses. “Ela tinha câncer nos rins, que foi para o pulmão e fígado. Ela vinha respondendo bem, até que na última sexta-feira passou mal e precisou ser internada. Infelizmente, não vencemos a doença e ela se foi”, descreve.

Lembrança da alegria de Leini na segunda edição do Furdunço. (Foto: Arquivo Pessoal)
Lembrança da alegria de Leini na segunda edição do Furdunço. (Foto: Arquivo Pessoal)

Eonio ainda se lembra do último furdunço com o encanto de Leini dançando e sorrindo com os amigos. “Estava muito alegre e feliz, independente da doença e do que ela vinha passando, ela era uma pessoa que transbordava alegria, quem a conheceu sabe, é a primeira coisa que todos se lembram. Hoje, quando ela não está mais aqui, acredito que ela continua pensando na felicidade de todo mundo”, conta.

Como o evento estava marcado para o fim de semana passado, em comemoração ao aniversário de Eonio, foi Leini que escolheu o cardápio. Dessa vez, a escolha foi baião de dois. “Havíamos assistido um programa na televisão com pessoal preparando leitão em uma fazenda de Minas. Mas ela decidiu pelo baião de dois e fizemos em casa para experimentar. Algumas pessoas acabaram pedindo novamente e ela decidiu que faria no evento”, conta.

Agora, a festa vai acontecer no dia 19 de fevereiro (domingo) ao meio dia. No cardápio, o baião de dois escolhido por Leini e nos abraços, as lembranças de quem deixou um legado de amor e sabedoria.

Segundo Eonio, Leini tinha um poder único de conquistar as pessoas. “Eu fico até sem muitas palavras, mas o que eu posso dizer que todo mundo que a conheceu, guarda um sentimento especial. Esse evento, vai ser uma maneira de retomar a nossa vida e lembrar dela com alegria, a mesma alegria que ela sempre nos deu”.

Quem quiser participar, o evento será na chácara Ipê Florido, que fica na Estrada NE2, Chácara dos Poderes. A convite custa R$ 30,00 e informações estão na página do evento.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias