ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Pacientes viram modelos em projeto para devolver o sorriso a mulheres com câncer

Aline Araújo | 15/04/2015 06:23
As fotos foram feitas em um estúdio. (Foto: Fernando Antunes)
As fotos foram feitas em um estúdio. (Foto: Fernando Antunes)

Olhar no espelho e se sentir bonita... Ver aquela foto toda produzida com maquiagem...São coisas simples, mas que fazem bem. Imagine para quem anda sofrendo, com medo, e dificuldade de enxergar a própria beleza na luta diária contra o câncer.

Leni convive bem com os cabelos que tem, mas entende a importância do projeto.  (Foto: Fernando Antunes)
Leni convive bem com os cabelos que tem, mas entende a importância do projeto. (Foto: Fernando Antunes)

Uma ajuda à autoestima, como tantas outras iniciativas do mesmo porte, a partir deste ano virá com o projeto “Devolvendo Sorrisos”, do Instituto Amigos do Coração.

O lançamento oficial será no dia 3 de maio, às 13h, no leilão organizado para arrecadar recursos para o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande. O evento será no Tatersal da Acrissul, no Parque Laucídio Coelho. Algumas peças à venda foram doadas por artistas, como Munhoz e Mariano, que repassaram um par de botas e chapéu autografados.

Mas já nesta semana os organizadores deram a 3 mulheres um pouco dessa alegria que pretendem multiplar, com as fotos das "garotas propaganda" do projeto.

A ideia é garantir as pacientes perucas e acessórios como chapéus e lenços, o básico para continuar a vida sem esconder a beleza.

Para isso, as 3 pacientes em tratamento foram chamadas para serem as modelos e inspirar. A sessão de fotos ocorreu na noite de ontem, com direito à produção e estúdio profissional.

Tem gente que vive bem com a reinvenção dos penteados depois que a quimioterapia deixa seus piores efeitos, como Leni Cordeiro, de 49 anos, que combate há três e meio um câncer de mama e na terça virou modelo da campanha.

“Eu tenho uma peruca loira, uma morena 'moderninha' e muitos lenços, mas também gosto de sair na rua com o meu cabelo natural. Fiquei contente quando me chamaram, porque sei que não é todo mundo que pensa como eu, que se sente bem como está, e as vezes uma ajuda como essas faz toda a diferença”, avalia.

A proposta é buscar a mesma sensação em todas as pacientes, para que a felicidade ajude no tratamento. Um dos cuidados é com o conforto das próteses capilares. A parte de cima, por exemplo, tem apenas uma telinha por conta do calor que faz por aqui e pode ser usada com lenços.

As perucas tem um tela na parte superior.  (Foto: Fernando Antunes)
As perucas tem um tela na parte superior. (Foto: Fernando Antunes)

“A gente fez uma pesquisa e muitas mulheres reclamavam que o modelo tradicional esquenta muito, então optamos por esse pelo conforto. Depois do lançamento, nós vamos divulgar um contato para as pessoas interessadas procurarem o projeto. Só é importante ressaltar que ele é destinado para quem não pode pagar”, explica a administradora Eliane Ferzeci, de 45 anos, do Instituto Amigos do Coração.

As fotos serão no estilo antes e depois. A dona de casa Margarida Perez descobriu a doença há um ano e desde então faz o tratamento. Gleice Comam, de 46 anos, também participa do projeto. Entre elas, a curiosidade é grande para saber o resultado da sessão de fotos.

O diretor do Hospital do Câncer, Carlos Coimbra, já antecipa que tem admiração pelo projeto que vai beneficiar pacientes do hospital e de outras unidades. “Eu sou suspeito de falar, mas acho emocionante a gente poder participar de alguma forma de um projeto tão simples e bonito”, afirma.

Produzidas para as fotos, já com as perucas especiais.  (Foto: Fernando Antunes)
Produzidas para as fotos, já com as perucas especiais. (Foto: Fernando Antunes)
As fotos vão estar no lançamento do projeto.  (Foto: Fernando Antunes)
As fotos vão estar no lançamento do projeto. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias