ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Para quem cresceu no concreto, passarinhar em família é terapia

Fábio é de São Paulo, mas construiu amor pela natureza com os filhos em MS

Por Aletheya Alves | 30/01/2024 07:12
Fábio e Cecília com cartaz sobre importância de defender a natureza. (Foto: Natália Olliver)
Fábio e Cecília com cartaz sobre importância de defender a natureza. (Foto: Natália Olliver)

Desde que se mudou para Mato Grosso do Sul, Fábio Monteiro passou a se conectar com a natureza e vem repassando esse amor para os filhos. Nascido em São Paulo, o tatuador conta que foi “criado no concreto” e observar pássaros em família se tornou terapia.

“Sempre tive necessidade de contato com a natureza, desde pequeno. Acabei morando em Bonito por cerca de 12 anos e ali comecei a despertar para essa questão da natureza. A gente sempre avistava os pássaros nas trilhas e ali comecei a me interessar pelo tema”, introduz Fábio.

Casado com uma bióloga, o tatuador explica que o gosto só foi aumentando e, assim, decidiu que a prática também poderia ser compartilhada em família. “Além da Cecília, que é minha filha mais nova, tenho o Pedro de 15 anos e a Luana de 23. Sempre quando podem, eles estão passarinhando com a gente, tendo esse contato com a natureza”.

Pedro, que também é filho de Fábio, durante observação de pássaros. (Foto: Arquivo pessoal)
Pedro, que também é filho de Fábio, durante observação de pássaros. (Foto: Arquivo pessoal)

Pensando em uma parceria maior entre ele, os filhos e a esposa, Fábio conta que sempre viu o contato com a natureza como uma atividade saudável em grupo.

“Você estar em contato com a natureza é uma maneira de se reconectar, a gente pode se afastar muito e perde um pouco da essência. Essa atividade faz bem para as famílias, tira as crianças da tela”, defende o tatuador.

Puxando na memória, ele conta que o grupo começou a fazer trilhas e entender que a prática poderia ser uma terapia familiar. “O contato com a natureza amplia o horizonte, amplia a visão, os sentidos, a ir mais lentamente”.

E, dando dicas para quem quiser seguir esse caminho, o tatuador explica que iniciou o caminho com ajuda do Instituto Mamede, que faz roteiros para observar aves.

“Nós aprendemos muito com a Simone Mamede e a Maristela Benites. Elas fazem um despertar nas pessoas porque toda saída a campo é uma aula, é algo amplo. Não é só passarinhas, mas entender o meio em que você está inserido, é ficar em silêncio, escutar o som da natureza, escutar os passarinhos”.

O pai ainda detalha que, ao lado dos filhos, continua se aprofundando na prática da observação e também do contato geral com a natureza.

“Os pássaros são como presentes da natureza, vejo assim. Às vezes, você encontra pássaros difíceis de encontrar, pássaros com cores vistosas e é muito graficamente mesmo ter o contato com eles”, completa.

Cecília, a filha mais nova, costuma acompanhar o pai nos passeios. (Foto: Arquivo pessoal)
Cecília, a filha mais nova, costuma acompanhar o pai nos passeios. (Foto: Arquivo pessoal)

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias