ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Quanto você consegue suportar até excluir alguém do Facebook?

Mariana Lopes | 15/03/2013 07:00
A empresária Gláucia diz que tem facebook só para dar risada, mas se irrita com indiretas jogadas na rede (Foto: Reprodução/Facebook)
A empresária Gláucia diz que tem facebook só para dar risada, mas se irrita com indiretas jogadas na rede (Foto: Reprodução/Facebook)

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Facebook, perde apenas para os Estados Unidos. Até o final de 2012, eram 29,7 milhões de brasileiros com perfil na rede social.

Com tanta gente assim, é difícil encontrar um senso comum entre todos. O que parece sensatez para um, pode ser a maior loucura para outro. Mas complicado mesmo é quando a própria razão ultrapassa o limite e invade o espaço alheio. Daí é confusão na certa.

Que atire a primeira pedra quem nunca excluiu alguém do Facebook, ou pelo menos teve vontade de fazer isso, só porque não aguentava mais as publicações irritantes do camarada.

Em uma análise rápida pelos meus 2.024 contatos na rede social, é fácil classificar muitos deles. Tenho amigos virtuais que são tão chatos que chego a ter preguiça de olhar as atualizações. Há outros que tem síndrome de psicólogo, só publicam frases de auto-ajuda. Também tem aqueles que gostam de polemizar e acham que é legal colocar a boca no trambone por qualquer motivo, além de dar pitaco em tudo.

Enfim. Gente para reclamar, para palpitar, escandalizar e irritar, é o que não falta no mundo, seja ele real ou virtual.

“Me irrita quando a pessoa coloca uma frase insinuante, daí alguém faz uma pergunta e a pessoa responde "inbox". Para que colocou no face, então, né?!”, comenta a empresária Gláucia Regina Negri, 26 anos.

No caso dela, o que pega é a curiosidade. “Também me irrita pessoas que jogam indiretas, que muitas vezes nem vão para quem deve ir”, esbraveja Gláucia. Mas ela fala tudo em tom bem humorado. Entre as atualizações na rede social da empresária, o que mais tem são piadas. “Só uso o face para rir, e como dou risada, menina do céu”, diz.

Para o dentista Renato, o que mais irrita é a futricação da vida alheia (Foto: Reprodução/Facebook)
Para o dentista Renato, o que mais irrita é a futricação da vida alheia (Foto: Reprodução/Facebook)

O dentista Renato Patrick Grance Fernandes, 26 anos, reclama mais das pessoas que gostam de “futricar” a vida dele. “Não aceito qualquer um que me adiciona, porque tem gente que só quer saber da vida dos outros”, comenta.

Mas ele achou uma maneira de sabotar os fofoqueiros de plantão. “Não me exponho com excesso no facebook, tenho consciência de que até meu pior inimigo pode ler o que eu coloco”, alerta Renato.

O dentista é tão cauteloso, que até evita atualizar o status do relacionamento. “Comecei a namorar e ainda não mexi em nada, porque sei que quando aparece aquela notificação de mudança de relacionamento até a minha vizinha que há 2 anos era excluída digitalmente vai querer dar pitaco na nova fase”, explica.

Polêmica, a jornalista Liziane assume que não esconde suas ideias e defende que o facebook é uma espaço democrático  (Foto: Reprodução)
Polêmica, a jornalista Liziane assume que não esconde suas ideias e defende que o facebook é uma espaço democrático (Foto: Reprodução)

Mas a campeã de audiência é a jornalista Liziane Berrocal. Ela é enfática em dizer que assume e defende até o fim suas próprias ideias, e não se importa com a fama de polêmica. “As pessoas precisam aprender que opiniões divergentes existem e precisamos conviver com isso, o espaço é democrático”

No caso, geralmente é ela quem é excluída. “Uma vez foi por causa de time que a pessoa me excluiu, porque falei alguma coisa sobre o Palmeiras, achei o cúmulo”, recorda.

Outro assunto que rende pano para manga na timeline da jornalista é política. “Nunca vou falar sobre as pessoas, meus comentários são sempre no campo das ideias, se começar a discutir política de forma impositiva ou ofensiva, daí eu excluo”, diz.

Por acreditar e defender a liberdade de expressão, ela se considera até mais tolerante do que a maioria. “Não gostou, desliga o computador e vai embora”, resume, sem qualquer paciência para os famosos “mimimi’s”. “Só que tem dias que eu acordo com a vó atrás do toco, daí acabo discutindo na rede ou excluindo”, confessa.

Mas nem tudo é espinho no facebook dela. A rede social já rendeu boas amizades e importantes trocas de informação. “Mesmo discordando de alguns pontos, um bom dia sempre tem receptividade”, comenta Liziane.

O Lado B fez a pergunta no Facebook e as respostas têm muitas semelhanças.

Larissa Aluchna garante que não adiciona quem não conheça, mas diz não ter dó de excluir "amigos" que só compartilham coisas e nunca dizem nada. “Agora tem alguns amigos que não dá pra excluir, aí é só marcar a opção de não receber as atualizações deste contato”, lembra.

Para Anna Cezar, não há perdão para quem “posta coisas desnecessárias, marca pessoas que não tem intimidade ou faz comentários inapropriados em fotos ou postagens. Isso ninguém merece!”

Já Edlaine Dias explica que exclui e bloqueia “aquelas pessoas que adoram expor as idéias deles no meu facebook, pessoas que não converso mais e aquelas que adoram discutir por futebol, política e afins.”

Entre tapas e beijos, assim segue a rotina das redes sociais.

Nos siga no Google Notícias