ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Uso do nome afetivo vira uma luta diária das mães por adoção

Renata é mãe e expõe que instituições têm dificuldade em aderirem o nome correto da filha nos registros

Jéssica Fernandes | 14/05/2022 07:10
Renata ao lado dos três filhos, sendo que dois são fruto de adoção. (Foto: Kísie Ainoã)
Renata ao lado dos três filhos, sendo que dois são fruto de adoção. (Foto: Kísie Ainoã)

Renata de Oliveira Françoso Ferreira, de 38 anos, é mãe de três filhos, sendo dois meninos e uma menina. Após ter dificuldades na primeira gravidez, a professora decidiu que os próximos filhos seriam fruto de adoção. Em 2014, ela iniciou o processo que resultou na chegada de Luis Henrique, de 7 anos, e Lívia, de 6 anos.

Além do processo burocrático da adoção, Renata expõe um outro lado que, segundo ela, é pouco discutido: o nome afetivo e os erros no dia a dia.

O erro que Renata menciona é o que ocorre quando ela precisa usar serviços públicos ou privados onde é solicitado o documento da filha caçula. Adotada quando tinha 1 ano e 6 meses, Lívia dispõe de outro nome na certidão e, em razão do processo de adoção correr na Justiça, Renata não tem a permissão para alterar os documentos originais da filha.

Adotada com 1 ano e 6 meses, Lívia é a filha caçula da professora. (Foto: Kísie Ainoã)
Adotada com 1 ano e 6 meses, Lívia é a filha caçula da professora. (Foto: Kísie Ainoã)

A Lei Nº 5.210, de 12 de junho de 2018 dispõe sobre o uso do nome afetivo nos cadastros de instituições escolares, de saúde, cultura e lazer no estado de Mato Grosso do Sul. Conforme o parágrafo IV da lei, o nome afetivo é a designação pela qual a criança ou o adolescente é identificado nos casos onde foi adotado, porém a destituição da família biológica não ocorreu.

Ao Lado B, Renata expõe uma situação marcante onde o nome afetivo da filha não foi respeitado. Na ocasião, ela levou a Lívia para uma unidade de saúde. “A moça pegou o papel da Lívia e sumiu. Quando fui perguntar por que não chamavam o nome dela era porque eles não sabiam como chamar. No papel, estava escrito o nome de registro e o afetivo, então eles não entenderam e eu tive que explicar. Todo lugar que vamos é isso”, fala.

Por ter matriculado a filha no colégio onde trabalha, Renata garante que foi fácil que a escola empregasse o nome afetivo de Lívia. Contudo, ela conta algumas dificuldades que outras mães já vivenciaram no ambiente educacional. “Tem relato de mãe onde a professora falou para a menina: “O seu nome é esse, porque está na lista e por esse que vou te chamar”, revela.

Renata comenta sobre a dificuldade do nome afetivo ser respeitado. (Foto: Kísie Ainoã)
Renata comenta sobre a dificuldade do nome afetivo ser respeitado. (Foto: Kísie Ainoã)

Na visão da professora, é importante que as instituições respeitem o nome afetivo da criança para que a mesma não sofra constrangimentos ou passe por situações delicadas com a família. “Imagina para uma criança que vai para a escola onde é trabalhado o nome e sobrenome que ela nem sabe de onde veio?! Imagina a bagunça que pode dar para a criança?! [...] Tem criança que é chamada de mentirosa, porque fala que o nome é um, mas na chamada é outro. Teve uma mãe que precisou ir na escola para esclarecer que o filho era adotado”, destaca.

Como a lei já está em vigor, a solução, conforme Renata, é ampla divulgação da informação. “A sociedade está preparada para lidar com as pessoas trans que fazem a mudança do nome, mas a questão do nome afetivo da adoção ninguém sabe. Em todo lugar que você vai, é essa luta. É falta de informação e divulgação”, conclui.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias