ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Pedalando há mais de um ano, irmãos equatorianos passam por Campo Grande

Gabriel Neris | 18/07/2012 21:57
César Villegas, de 27 anos, e Mário Villegas, de 36, contam que objetivo é escrever um livro sobre a América do Sul e um documentário (Foto: Rodrigo Pazinato)
César Villegas, de 27 anos, e Mário Villegas, de 36, contam que objetivo é escrever um livro sobre a América do Sul e um documentário (Foto: Rodrigo Pazinato)

Com espírito aventureiro e com muita coragem, os irmãos equatorianos Mário Villegas, de 36 anos, e César Villegas, 27, estão de passagem por Campo Grande. Os dois são ciclistas e estão na estrada há um ano e um mês.

“O objetivo é escrever um livro sobre a América do Sul e um documentário, mostrar o que é fascinante, a comida típica, o que é diferente de um povo para o outro”, conta Mário. “Queremos mostrar o que está escondido, passamos pelas ruas interiores e não pelas principais para mostrar personagens”, detalha César.

Na conta dos irmãos, a viagem já passou por oito países. Nascidos e residentes em Quito, Mário e César saíram do Equador e passaram por Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, até chegar ao Brasil. Campo Grande é a primeira capital que a dupla decidiu visitar.

Com o apoio de três empresas equatorianas, os irmãos Villegas iniciaram a viagem com U$ 26 no bolso. Já passaram fome e frio, porém sempre contam com o apoio de moradores em cada município. “O mais difícil de suportar na viagem é a fome e o frio. No Chile encontramos estradas com 300 quilômetros e não havia nada. No deserto de Atacama passamos muito frio”, conta César.

Para Mário, a saudade do filho de apenas dois anos já fez pensar em deixar a viagem. No início deste ano, ele interrompeu o percurso para voltar a Quito. Hoje são mais de cinco meses sem ver o menino.

Em cada cidade, os irmãos capturam depoimentos e gravam imagens para registrar tudo, com uma simples filmadora hand can. O nome do trabalho já está na mente da dupla. “A 15 por hora”, revelam.

Para que não se percam as histórias registradas, os irmãos passam para o laptop as imagens com as gravações. Os textos são escritos em forma de diário, revelando cada momento da longa viagem que deve terminar em dezembro. “Levamos a viagem na cabeça pra vida toda”, diz César.

Na bicicleta, são mais de 46 kg nas costas. A mochila carrega ferramentas para montar barraca, colchão inflável, saco de dormir, além de material de divulgação que colhem nas regiões por onde passam.

César e Mário no Paraguai (Foto: Arquivo Pessoal)
César e Mário no Paraguai (Foto: Arquivo Pessoal)

Projeto - A ideia de subir numa bicicleta e pegar a estrada não é inédita, pelo menos para Mário Villegas. Em 2006, ele percorreu cinco mil km pelo Equador. O projeto fez com que se tornasse guia turístico, depois teve a companhia do irmão. Ambos eram técnicos em eletrônica, em Quito.

A experiência dos irmãos fez com que escolas os convidassem para ministrar palestras. A persistência transformou a dupla em exemplo. Nesta quarta-feira os irmãos perseverantes retornam para a estrada.

Algumas histórias e fotos da viagem podem ser encontradas no site da dupla

Nos siga no Google Notícias