ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Uma artesã portuguesa vendendo bolinhos de bacalhau em Corumbá

Elverson Cardozo | 29/04/2012 11:25
“Final do mês ninguém mais tem dinheiro”, diz artista sobre a data do Festival América do Sul. (Foto: João Garrigó)
“Final do mês ninguém mais tem dinheiro”, diz artista sobre a data do Festival América do Sul. (Foto: João Garrigó)

Do artesanato ela ainda não largou de vez porque é uma paixão portuguesa. Mas, como já chegou a conclusão de que viver da arte em Corumbá não é um negócio tão promissor, resolveu vender bolinhos de bacalhau na porta de casa. A iguaria sai mais do que as miniréplicas do Casario de Corumbá que ela produz artesanalmente.

Gena Barreto tem 49 anos e é artesã há mais de 30. Portuguesa de Amareleja, a “terra do sol”, dona Gena mudou para Corumbá em 2000, quando foi convidada para participar de uma exposição em Campo Grande.

Acabou se casando com um artista plástico da Capital e nunca mais voltou à terra natal. Resolveu tocar a vida em Corumbá, mas se decepcionou com a desvalorização e a falta de incentivo para continuar com o artesanato.

“Corumbá é bom, bonito, mas a nível do trabalho do campo das artes plásticas é complicado”, afirmou. Gena também critica a época em que o Festival aconteceu. “Final do mês ninguém mais tem dinheiro”, disse.

Para a artista, a desvalorização “é uma coisa que não se justifica”, porque Corumbá tem tudo para ser um grande pólo de arte. O problema, na opinião da artesã, é que o turismo da cidade é voltado para outros setores.

Diante da dificuldade em vender artesanato, Gena resolveu fazer bolinhos de bacalhau. (Foto: João Garrigó)
Diante da dificuldade em vender artesanato, Gena resolveu fazer bolinhos de bacalhau. (Foto: João Garrigó)

Diante da dificuldade, Gena resolveu fazer bolinhos de bacalhau para vender na porta de casa. Diz que a iguaria sai bem e rende mais do que os artesanatos que produz.

Questionada se pretende voltar para Portugual, Gena afirma que por enquanto não, devido a crise que atinge a Europa e porque também gosta da Capital do Pantanal. O problema em Corumbá, declara, é que nem tudo mundo diz o que pensa.

“Nunca se vai para frente se as pessoas não expressarem suas idéia e se encorajarem”, finalizou.

Festival - Gena Barreto está participando da 9ª edição do Festival América do Sul. Está no stand de Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, junto com outras artesãs. Vende miniréplicas do Casario de Corumbá.

O valor varia de acordo com a técnica utilizada. As peças vão de R$ 5,00 a R$ 50,00.

Nos siga no Google Notícias