Arquiteto leva erva-mate e Pantanal para a oversize e a alfaiataria
Marca de roupas criada por arquiteto traz herança “brasiguaia” em peças que vão do oversize à alfaiataria
Nada de estampas com nomes de cidades do exterior ou símbolos mundialmente conhecidos que são replicados todos os dias. Em Campo Grande, Yuri Chaparro, de 35 anos, criou uma marca sul-mato-grossense com peças estampadas por símbolos ligados à cultura do Estado. Em junho deste ano, a Porã chegou às ruas, feiras, ao Mercadão Municipal e outros espaços de identificação para quem vive ou conhece Mato Grosso do Sul.
RESUMO
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Em Campo Grande, Yuri Chaparro, arquiteto e urbanista de 35 anos, lançou a marca de roupas Porã, que valoriza a cultura sul-mato-grossense. As peças trazem estampas inspiradas em elementos regionais, como o tereré, jogos de rua e a natureza pantaneira. Com o objetivo de ir além das estampas turísticas convencionais, a Porã busca representar a identidade do estado por meio de símbolos e costumes locais. A marca utiliza tecidos leves e sustentáveis, produzidos em Campo Grande, reforçando o compromisso com a regionalidade. Além de camisetas, a Porã oferece moletons, bermudas e calças de alfaiataria, com preços a partir de R$ 70.
Formado em Arquitetura e Urbanismo, Yuri tinha o sonho antigo de criar a própria marca de roupas, mas foram necessários anos de amadurecimento e um mergulho em marcas nacionais e regionais para concretizar o projeto.
“Sempre gostei de acompanhar o mundo da moda e as tendências, mas, por muito tempo, minhas referências eram marcas do exterior, que nem sempre condizem com a realidade do nosso país tropical”, conta.
Além das referências brasileiras e regionais, Yuri também traz para as peças uma extensão de suas vivências como arquiteto, paisagista e do tempo em que trabalhou no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na área de bens patrimoniais.
Com descendência paraguaia, ele explica que a identidade da família também foi fundamental e fonte de inspiração. “A primeira conexão começa no nome. ‘Porã’ é uma palavra da língua guarani que sempre esteve presente no meu vocabulário, usada como uma forma de cumprimento entre minha família, significando ‘tudo bem?’. Sua tradução direta, no entanto, é ‘bonito’, ‘belo’ ou ‘charmoso’”, afirma.
Atualmente, a marca tem três lançamentos de camisetas: ‘Yerba Mate’, ‘Jogos de Rua’ e ‘Remetente: Pantanal’. Essa última traz uma arte em forma de selo com o voo do tuiuiú, o olhar da onça e o brilho do dourado. Já a de “Jogos de Rua” é uma estampa que bate forte na memória, com elementos que remetem a pipa, bolita, pular corda, bate-bate e o jogo bets.
A primeira a integrar a marca, no entando, foi a que faz referência à erva-mate. O criador dela relata que a estampa nasceu a partir de uma referência “brasiguaia”. “O nosso querido tereré, feito com a Yerba Mate. Essa planta é consumida de diversas formas pelo Brasil: no Sul como chimarrão quente, no Sudeste como chá mate e, aqui, como tereré. Esse hábito é tão enraizado na cultura paraguaia que foi reconhecido como o primeiro patrimônio imaterial da humanidade do Paraguai pela Unesco”, comenta.
Em Mato Grosso do Sul, o tereré tem seu lugar de destaque como bem imaterial, e na Capital existe até o Dia do Tereré. Mas não é apenas nas estampas que a regionalidade se faz presente. Yuri conta que adotou critérios na escolha dos tecidos e onde eles seriam produzidos.
“Como vivemos em um estado muito quente, sempre procuro tecidos leves, sustentáveis e com tramas de algodão, que sejam mais viáveis para o nosso clima. As cores-base da marca também vêm da natureza pantaneira, refletindo tons terrosos, verdes e beges. Além disso, sempre busco produzir tudo em Campo Grande, fortalecendo ainda mais o caráter regional da marca”, pontua.
Além das camisetas no estilo oversized, a marca conta com outros modelos, como o moletom ‘Careca-Porã’, bermuda de alfaiataria, calça de alfaiataria e buckets. As peças são vendidas a partir de R$ 70 no site e em algumas das feiras em que Yuri participa na cidade.
“É assim que pretendo seguir com a Porã: mantendo essa conexão com a regionalidade, mas indo além do óbvio das estampas turísticas. Quero expressar, por meio da marca, minha própria visão sobre os nossos costumes, paisagens e identidades”, conclui.
Quem quiser conhecer a marca pode encontrar no perfil do Instagram @pora.clothing
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