ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Consumo

Carros elétricos já são realidade em 92% dos municípios de MS

Somente no ano passado foram comprados 1.087 carros com a tecnologia

Por Geniffer Valeriano | 13/04/2024 09:29
Carro elétrico durante abastecimento (Foto: Lennon Almeida)
Carro elétrico durante abastecimento (Foto: Lennon Almeida)

Com mais de 3,5 mil veículos elétricos e híbridos, que são movidos a combustão e energia, os veículos ainda não chegaram em apenas seis cidades de Mato Grosso do Sul. Ou seja, 92% do Estado já conta com a novidade. Somente no ano passado, foram comprados 1.087 carros com esta tecnologia.

Conforme o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), apenas as cidades de Angélica, Coronel Sapucaia, Dois Irmãos do Buriti, Japorã, Juti e Paranhos não possuem registros de veículo elétrico ou híbrido.

Apenas quatro cidades sul-mato-grossenses possuem o registro de mais de 100 veículos, sendo Três Lagoas (164), Ponta Porã (124), Dourados (430) e Campo Grande (2.140). O Detran ainda revelou que, de 2022 para 2023, foi registrado um aumento de 53,84% da frota desse tipo de veículos registrados na Capital.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Enquanto no municípios de Alcinópolis, Batayporã, Caracol, Glória de Dourados, Jaraguari, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo, Tacuru e Vicentina foram registrados apenas um carro com a tecnologia, em cada um deles. Já em Maracaju e Corumbá, há registro de mais de 50 veículos.

Outras 34 cidades possuem de 2 a 9 carros elétricos ou híbridos. Em 15 cidades há entre 10 a 19 veículos. Já em Sidrolândia (26), São Gabriel do Oeste (36), Paranaíba (27), Naviraí (24), Jardim (21) e Coxim (28) possuem frota com mais de 20 carros com a tecnologia.

Vaga conta com passo a passo ensinado os clientes a usarem o equipamento (Foto: Geniffer Valeriano)
Vaga conta com passo a passo ensinado os clientes a usarem o equipamento (Foto: Geniffer Valeriano)

Pontos de carregamento - Durante pesquisa, a reportagem encontrou 16 pontos onde é possível recarregar os veículos, enquanto a plataforma Plug Share aponta que na Capital há 25 pontos de carregamentos, entre os quais 16 estão disponíveis ao público, sendo três de alta potência e quatro restritos.

O gerente Gildo Miranda, de 38 anos, conta que, em junho de 2023, a empresa passou a oferecer uma vaga de estacionamento exclusiva para os clientes que possuem carros elétricos ou híbridos.

“Nós deixamos aberto ao uso, o cliente que vem aqui pode fazer o carregamento. Logo no começo quando colocamos, ficou cerca de dois meses sem receber nenhum carro, mas desde que começamos a divulgar o carregador, a frequência começou a aumentar, agora praticamente todos os dias vem algum cliente para carregar.”

A vaga exclusiva também se tornou um meio de a empresa divulgar o produto que é vendido na loja. Apesar dos poucos carros que passaram pelo ponto de carregamento, cerca de 20, apenas neste ano, Gildo relata que as vendas dos carregadores tiveram aumento de 20%.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos altos da Avenida Afonso Pena, também há um posto de carregamento de veículos híbridos e 100% elétricos. O ponto de autoatendimento, disponível para realizar o carregamento de dois carros ao mesmo tempo, fica em frente à concessionária da Audi.

Por não estar lidando diariamente com as recargas dos automóveis, o analista financeiro Inácio Holsbach, de 32 anos, diz não saber informar o custo por kilowatts, mas diz que o carregamento total dos carros ocorre em cerca de 45 minutos, custando aproximadamente R$ 40. Apesar de a loja funcionar das 8h às 18h, o carregamento pode ser realizado a qualquer horário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias