ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Na Capital, donos de carros elétricos podem ir a salão de beleza durante recarga

Vagas para carregamento de veículos elétricos e híbridos são usadas como atrativo para clientes em comércios

Por Geniffer Valeriano | 06/04/2024 11:48
Vaga exlusiva para carros elétricos na loja Multicasa (Foto: Geniffer Valeriano)
Vaga exlusiva para carros elétricos na loja Multicasa (Foto: Geniffer Valeriano)

De salão de beleza a loja de artigos de casa, Campo Grande tem cerca de 16 pontos de carregamento para carros elétricos e híbridos (que também funcionam com combustíveis). Conforme dados divulgados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) no início deste ano, foram vendidos em Mato Grosso do Sul 1.087 carros com a tecnologia em 2023.

Durante pesquisa, a reportagem encontrou 16 pontos onde é possível recarregar os veículos, enquanto a plataforma Plug Share aponta que na Capital há 25 pontos de carregamentos, sendo 16 disponíveis ao público, 3 de alta potência e 4 restritos.

O Campo Grande News esteve em alguns destes locais, como em loja da franquia Multicasa. O gerente Gildo Miranda, de 38 anos, conta que, em junho de 2023, a empresa passou a oferecer uma vaga de estacionamento exclusiva para os clientes que possuem carros elétricos ou híbridos. “Nós deixamos aberto ao uso, o cliente que vem aqui pode fazer o carregamento. Logo no começo quando colocamos ficou cerca de dois meses sem receber nenhum carro, mas desde que começamos a divulgar o carregador, a frequência começou a aumentar, agora praticamente todos os dias vem algum cliente para carregar”.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Além dos motoristas que já possuem esse tipo de veículo há mais tempo, Gildo relata que muitos condutores com carros elétricos recém comprados vão até o local para tirar dúvidas sobre a forma de realizar as recargas. “O que a gente também tem ouvido bastante é que há poucos pontos de carregamento pela cidade”, contou.

No local, é possível realizar o carregamento do veículo entre as 7h30 às 18h, durante a semana. Aos sábados, o ponto fica disponível até às 13h. Sem cobrar taxa alguma, a rede ainda conta com carregadores nas lojas Multicoisas da Rua Maracaju e da Avenida Afonso Pena.

Vaga conta com passo a passo ensinado os clientes a usarem o equipamento (Foto: Geniffer Valeriano)
Vaga conta com passo a passo ensinado os clientes a usarem o equipamento (Foto: Geniffer Valeriano)

A vaga exclusiva também se tornou um meio da empresa divulgar o produto que é vendido na loja. Apesar dos poucos carros que passaram pelo ponto de carregamento, cerca de 20, apenas neste ano, Gildo relata que as vendas dos carregadores tiveram aumento de 20%.

“Esse ano começaram a aparecer mais carros elétricos. Na verdade, neste ano que começou a aparecer mais carros elétricos, no ano passado vinham menos. Tem clientes que vem aqui e deixam meia hora, outros mais de uma hora, nós não estipulamos um tempo máximo de permanência, mas nunca vimos ninguém deixar o carro aqui durante o dia todo”, relatou.

Ponto de abastecimento do salão de beleza Four Salon (Foto: Geniffer Valeriano)
Ponto de abastecimento do salão de beleza Four Salon (Foto: Geniffer Valeriano)

Mimos para clientes - O salão de beleza Four Salon, localizado na Manoel Inácio de Souza, no Bairro Jardim dos Estados, o carregamento dos veículos elétricos e híbridos é oferecido aos clientes como um “mimo”.

A gerente Thaynara Monteiro, de 35 anos, relata que o carregador foi instalado há três anos devido a alta demanda dos clientes. “Todas as clientes que vêm até o salão e estiverem precisando podem usar com livre acesso. Então o tempo que elas estiverem no salão nós estamos com o carro deles carregando sem nenhuma taxa inclusa [...] Como a gente tinha uma alta demanda de carros nós fizemos isso como um benefício para as nossas clientes”.

No local há somente uma vaga, disponível para o carregamento, por isso, é realizado um rodízio entre as clientes para que todos possam usar o equipamento. “Por dia temos uma média de cinco carros carregando, mas no final de semana são mais carros”.

Com o sucesso da vaga a empresa tem intenção de aumentar o número de vagas com carregamento de carros elétricos para poder atender a todos os consumidores. “Muitas clientes já chegam pedindo, então para atender todos realizamos um rodízio calculando o tempo que elas devem ficar no salão”, disse.

Concessionária Audi disponibiliza posto de carregamento rápido (Foto: Geniffer Valeriano)
Concessionária Audi disponibiliza posto de carregamento rápido (Foto: Geniffer Valeriano)

“Abastecimento” rápido - Nos altos da Avenida Afonso Pena, também há um posto de carregamento de veículos híbridos e 100% elétricos. O ponto de autoatendimento, disponível para realizar o carregamento de dois carros ao mesmo tempo, fica em frente a concessionária da Audi.

“Aqui era gratuito até o mês passado, mas passou a ser cobrado a taxa direto da Audi. Para usar basta você baixar o aplicativo, através da tela que há no carregador, nele você cadastra os dados do cartão e é cobrado o valor do kilowatts”, explica o analista financeiro Inacio Holsbach, de 32 anos.

O gerente ainda diz que o ponto de carregamento é voltado para toda a população, independente da marca do veículo. “O nosso transformador ali fora é de carga rápida, então não é de carga lenta. Onde é de carga lenta? O shopping. No shopping há um ponto de abastecimento lá, mas é de carga lenta, então você deixa o carro, dá uma volta e quando vai embora o carro não vai estar 100%”, informou.

Por não estar lidando diariamente com as recargas dos automóveis, Inacio diz não saber informar o custo por kilowatts, mas diz que o carregamento total dos carros ocorre em cerca de 45 minutos, custando aproximadamente R$ 40. Apesar da loja funcionar das 8h às 18h, o carregamento pode ser realizado a qualquer horário.

Carro elétrico durante abastecimento (Foto: Lennon Almeida)
Carro elétrico durante abastecimento (Foto: Lennon Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias