ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Consumo

Inspirada em cenas de Campo Grande, coleção para casa prolonga florada do ipê

Com uma releitura de tudo o que já foi feito sobre o tema, a ideia é trabalhar a tendência do “mix n’ match” em centros de mesa, sousplats, panos de prato, toalhas e almofadas.

Kimberly Teodoro | 15/03/2019 09:28
Mary e Paula se inspiraram na floração do ipê para dar vida ao design da linha de produtos de decoração (Foto: Paulo Francis)
Mary e Paula se inspiraram na floração do ipê para dar vida ao design da linha de produtos de decoração (Foto: Paulo Francis)

Inspiradas pelo contraste entre as flores de ipê e o cenário urbano de Campo Grande, as amigas e parceiras de negócio Paula Bueno e Mary Saldanha criaram a coleção “Ipê Concreto”, uma releitura de tudo o que já foi feito usando o tema. A ideia é trabalhar a tendência do “mix n’ match”, um termo que define a combinação de estampas, texturas e cores. O resultado é a cultura regional com um ar moderno e divertido sem deixar de lado a poesia e o romantismo.

A proposta é levar para dentro de casa a representação de um momento que já faz parte do cotidiano de quem vive aqui. “A florada do Ipê dura 5 dias, ficamos o ano inteiro esperando esse momento e quando acontece, para a cidade inteira para tirar fotos e olhar a beleza das flores”, explica Paula.

Na coleção de centros de mesa, sousplats, panos de prato, toalhas e almofadas, cada cor e estampa tem seu papel. Os tons de cinza uma metáfora da imagem das pétalas da flor caídas no asfalto. O neon dá o toque de modernidade cada vez mais em alta. O azul é um dos elementos centrais, representando o céu, principalmente nas fotos feitas dos Ipês, sempre em com o “céuzão sul-mato-grossense” ao fundo.

Toda a linha é feita à mão, desde a estampa até a costura (Foto: Arquivo Pessoal)
Toda a linha é feita à mão, desde a estampa até a costura (Foto: Arquivo Pessoal)

Foram 2 anos de planejamento até finalmente tirar o projeto do papel, em um processo de amadurecimento em que além do conceito foi necessário buscar os materiais adequados, as cores, fazer e refazer os testes até descobrir a melhor maneira de desenvolver o produto.

“Todo o acabamento foi um estudo de como estampar, pintar, deixar a superfície lisa, projetamos os puxadores para que ela fique frente e verso e precisamos buscar um parceiro que topasse fazer”, conta Paula.

Assim como o conceito da marca, a criação e desenvolvimento dos projetos também é uma espécie de misturar e combinar. “Cada uma traz a sua visão do projeto e trabalhamos em cima disso juntas até acharmos que encontramos o que estávamos buscando. Nessa parte final é que ficou mais dividido e cada uma assumiu uma parte do processo, eu estou saindo mais com a parte da produção e a Paula com a divulgação”, diz Mary.

Trabalhando dentro do “slow design”, as designers contam que a proposta é produzir com mais foco, em menores quantidades e evidenciando sempre a qualidade. “Fazemos produtos duráveis, usando tecidos 100% algodão e que terão um ciclo de vida útil maior. Vemos muito no mercado a quantidade de coisas descartáveis e queremos trazer justamente o oposto, porque não aguentamos mais lixo”, ressalta Mary.

A linha tem centros de mesa, sousplats, panos de prato, toalhas e almofadas (Foto: Paulo Francis)
A linha tem centros de mesa, sousplats, panos de prato, toalhas e almofadas (Foto: Paulo Francis)
As estampas mesclam as flores de ipê a padrões como listras e poás, dando um ar moderno a coleção (Foto: Paulo Francis)
As estampas mesclam as flores de ipê a padrões como listras e poás, dando um ar moderno a coleção (Foto: Paulo Francis)

A dupla tem outros projetos em andamento, a próxima coleção já tem até nome e data de estreia marcada para junho deste ano, feita em parceria com o governo do estado, a “Cantarolar”, é inspirada no trabalho do cantor e compositor Geraldo Espíndola, cada cômodo da casa ganha uma linha com as letras das músicas transformadas em grafismos, que representam o imaginário da cultura regional.

O lançamento da coleção “Ipê Concreto” será feito no sábado (16) às 9h no estúdio Polca (Rua Piratininga 1134, no Bairro Santa Fé). Ainda em fase de teste, a ideia é conversar com o público e ver a aceitação dos produtos, além de ouvir feedbacks para ampliar a linha ou fazer alterações. Cada sousplat custa R$ 27 reais, o kit com 3 panos de prato sai por R$ 70 reais, as bandejas queridinhas da coleção custam R$ 250 a menor e R$ 350 a maior.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

As cores e estampas conversam entre si na hora de montar a mesa, com ar romântico e moderno (Foto: Arquivo Pessoal)
As cores e estampas conversam entre si na hora de montar a mesa, com ar romântico e moderno (Foto: Arquivo Pessoal)
Peça mais cara da coleção, as bandejas são dupla face e custam R$ 250 a menor e R$ 300 a maior (Foto: Paulo Francis)
Peça mais cara da coleção, as bandejas são dupla face e custam R$ 250 a menor e R$ 300 a maior (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias