ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Consumo

Pesquisador da UFGD cria suplementação capaz de substituir refeição

Proposta oferece porções individuais, como alternativa prática e de fácil transporte

Idaicy Solano | 24/02/2022 12:20
Doutorando em biotecnologia e biodiversidade da UFGD, Alex Santos Oliveira, criou refeição instantânea. (Foto: Reprodução)
Doutorando em biotecnologia e biodiversidade da UFGD, Alex Santos Oliveira, criou refeição instantânea. (Foto: Reprodução)

Em garrafas de 300ml, doutorando em biotecnologia e biodiversidade pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) conseguiu desenvolver uma refeição rápida e individual dissolvida em água ou leite, que pode substituir uma das refeições do dia de forma saudável e instantânea. O projeto foi contemplado pelo Programa Centelha, da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e recebeu aporte financeiro para execução.

Alex Santos Oliveira, idealizador do projeto, conseguiu concentrar em garrafas de 300ml um "blend" de carboidratos, fontes de proteínas e lipídios, que substituem de forma saudável uma das refeições do dia. "Nosso produto será enriquecido com creatina e taurina. Em conjunto, irão promover o aumento da capacidade de trabalho muscular e eficiência da síntese proteica, favorecendo o ganho de massa magra, força e desempenho", explica Alex. Basta misturar as poções individuais em água gelada ou leite, que já estará pronta para o consumo.

O pesquisador justifica a iniciativa como uma nova alternativa alimentar baseada em uma pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que aponta que 40% dos brasileiros não preparam suas próprias refeições em decorrência dos afazeres do dia a dia.

Consumidor específico – O público alvo são praticantes de atividades físicas e atletas, que tem mais propensão a buscar por um estilo de vida saudável. Ele aponta o crescimento das pessoas interessadas em praticarem atividades físicas e adotarem rotinas mais saudáveis. "Neste sentido, um produto no mercado que facilite as pessoas a se alimentarem melhor se torna interessante”, justifica.

Inicialmente, o pesquisador pretende atingir o mercado sul-mato-grossense, para então expandir o projeto e atingir o mercado nacional. Alex destaca que apesar de existirem muitos produtos no marcado com a mesma proposta, o diferencial é que ele oferecerá porções individuais, como alternativa prática e de fácil transporte.

Nos siga no Google Notícias