ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Praça Bolívia terá domingo de atrações circenses para comemorar Dia da Criança

Flávio Paes | 10/10/2015 20:50
Um domingo de celebração a latinidade na Praça Bolívia  (Foto:Divulgação)
Um domingo de celebração a latinidade na Praça Bolívia (Foto:Divulgação)


Um domingo dedicado a comemorar o Dia da Criança está programado para amanhã na Praça Bolívia, que terá uma série atrações a partir das 9 horas. Estarão se apresentando os artistas do Circo Le Chapeau que prometem animar a garotada. Para festejar o El día de la hispanidad , comemorado na segunda-feira, está prevista a participação especial do Embrujos de Espanha que vai animar o público com apresentação de danças flamencas. A atração musical ficará por conta de Alexandre Kenji e Zé Geral, embalando ao som da boa música brasileira.
Voltado para as famílias campo‐grandenses, o evento conta ainda com várias barracas de comidas típicas bolivianas, como a saltenha, sonso, relleno, entre outras; e brasileiras, como o arroz de carreteiro. Nesta edição está prevista a World Street Food, comida de rua Tailandesa, preparada pelo chef Theo Gomez Marcellino.O Grupo T’ikay, organizador do evento, fará uma mostra de danças típicas da região conhecida como “del Valle” e “de los Andes” Serão apresentadas cueca tarijeña, cueca cochabambina, huaño, Morenada, entre outras.

Unidos pela Tradição

A palavra T’ikay foi retirada do quéchua, uma das várias línguas faladas na Bolívia além do castellano, e significa “florescer”. O verbete foi escolhido como nome do único grupo de danças típicas do país vizinho em Campo Grande por representar a beleza da linguagem artística por meio da dança, sua riqueza e diversidade.

Formado em 2009, inicialmente concentrou famílias de jovens descendentes e imigrantes da nação boliviana e hoje agrega também brasileiros amantes da cultura. Há seis anos, assumiu a organização da Praça Bolívia.

Em 2013 passou a fazer parte do Projeção Multicultural, projeto realizado no intuito de agregar diversos grupos folclóricos para suprir a carência de material humano e manter, por meio das danças, trajes, lendas e costumes, o folclore gaúcho, sul‐mato‐grossense, português e, claro, o boliviano.

O Grupo T’ikay reúne, em seu repertório, danças de todas as regiões bolivianas. Cada dança tem sua história e sua indumentária. As representações que enverga têm as mais diversas procedências e datadas dos séculos XVIII e XIX, como o tinku, cuja coreografia mostra um cerimonial pré‐hispânico de comunidades altiplanas.

SERVIÇO: o evento é realizado sempre no segundo domingo de cada mês das 9h às 14h. A praça fica no quadrante composto pela Rua das Garças, Barão da Torre, Dias Ferreira e Aníbal de Mendonça, no bairro Santa Fé.

Nos siga no Google Notícias