ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Acabou a criatividade aí? Mãe e filha fazem lista de brincadeira para pais

Joyce e Sofia são mãe e filha, e juntas resolveram dar uma ajudinha para tornar o isolamento mais divertido em casa

Alana Portela | 23/04/2020 08:50
Joyce e Sofia fazendo o cavalete de artista mais flip shart. (Foto: Arquivo pessoal)
Joyce e Sofia fazendo o cavalete de artista mais flip shart. (Foto: Arquivo pessoal)

Que tal aprender novas brincadeiras para fazer com a criançada em casa? Joyce e Sofia Rodrigues podem te ajudar a tornar o isolamento em família mais divertido. Elas são mãe e filha, e juntas resolveram dar uma mãozinha com ideias bacanas para fazer entreter as crianças.

Dá para fazer um telefone sem fio usando dois potinhos e um cordão, dá para transformar caixas vazias em casinhas, fazer bolo de aniversário de papelão, pode pintar um vidrinho de papinha e usar como porta-canetas. É possível pintar a colher descartáveis e fazê-la virar seu personagem favorito e até decorar com tintas, rolo de papel higiênico.

São várias opções divertidas que podem ser feitas em casa, basta usar um pouco da criatividade para criar. “Sou arte-educadora e no dia a dia, procuro fazer atividades com minha filha, para auxiliá-la no aprendizado da escola. Sempre busco ferramentas de ensino mais lúdicas, pois ela estuda em escola pública e a gente sabe a dificuldade que o professor tem de tornar as aulas mais atrativas porque são muitos alunos”, diz Joyce.

Dá para fazer jogo da velha de EVA. (Foto: Arquivo pessoal)
Dá para fazer jogo da velha de EVA. (Foto: Arquivo pessoal)

Joyce tem 33 anos também é professora de Química. “Como educadora, tento auxiliar minha filha, inclusive, tenho o apoio escolar, onde desenvolvo metodologias a partir de jogos e brincadeiras com crianças, para que aprendam coisas diferentes do que fazem na escola. Tenho bastante experiência e material”.

Quando começou o isolamento, ela percebeu a dificuldade dos pais com relação ao que fazer com os filhos na quarentena. “Muitos estavam enlouquecendo, com dificuldade de ajudar os filhos, em dar atividades até porque as escolas demoraram para enviar material”, comenta Joyce.

Notando a necessidade e sabendo que poderia ajudar ela e a filha resolveram contribuir com ideias. Joyce e Sofia também são atrizes, contadoras de histórias e cantoras. Gostam de compartilhar os momentos, por isso, passaram a publicar nas redes sociais as dicas de brincadeiras educacionais.

“Como professora, busco muito material para ensinar português, matemática, ciência, mas com metodologias alternativas”, diz Joyce. Juntas, elas também se divertem com leitura de gibis, realizam colagens, recortes, pinturas e até encaram a cozinha para testar as receitinhas.

Joyce e Sofia fazendo experimento químico com balão. (Foto: Arquivo pessoal)
Joyce e Sofia fazendo experimento químico com balão. (Foto: Arquivo pessoal)

“Tenho uma lista de transmissão no WhatsApp onde envio materiais, apostilas e PDFs com dicas. Tem lista de filmes legais e vou compartilhando de tudo um pouco, inclusive links de vídeos de coisas bacanas”, diz Joyce.

Sofia também aproveita para ler gibi. (Foto: Arquivo pessoal)
Sofia também aproveita para ler gibi. (Foto: Arquivo pessoal)

Quando estão animadas, até fazem vídeos mostrando as atividades que estão fazendo. As brincadeiras têm dado certo e elas, já transformaram até uma caixa de material escolar que receberam do governo em cavalete de arte.  “É um material que toda criança de escola pública tem. A gente fez um flip shart”, diz Joyce. “ Eu estou gostando, adoro essas atividades”, completa Sofia.

Mãe e filha também desenvolvem projeto de brincadeiras tradicionais da infância, que pode servir como dica. “Em praças, parque e eventos, promovemos contações de histórias, oficinas e outras brincadeiras. Levamos pé de lata, elásticos, cordas. Brincamos de ciranda, coelho sai da toca”, comenta Joyce.

As atividades são postadas no Instagram @sofiarodriguesoficial. Muitos materiais de atividades que Joyce têm são de autoria de outros educadores, porém, também servem para auxiliar na quarentena. Os interessados em conferir os materiais podem entrar em contato com as duas através da rede social.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Pinça de cores em português e em inglês também é uma opção para se divertir e aprender. (Foto: Arquivo pessoal)
Pinça de cores em português e em inglês também é uma opção para se divertir e aprender. (Foto: Arquivo pessoal)


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • (Foto: Ilustração)
  • (Foto: Ilustração)
  • (Foto: Ilustração)
  • (Foto: Ilustração)
  • (Foto: Ilustração)
Nos siga no Google Notícias