ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Após esquentas, blocos de rua chegam com tudo na quinta-feira

Confira o roteiro dos blocos independentes que inicia nesta quinta-feira e segue até a terça-feira de Carnaval.

Thailla Torres | 26/02/2019 07:43
Carnaval do ano passado do Capivara Blasé. (Foto: Arquivo/Vaca Azul)
Carnaval do ano passado do Capivara Blasé. (Foto: Arquivo/Vaca Azul)

Foram muitos pré-carnavais até a chegada desta semana com o início oficial da folia em Campo Grande. Para botar o corpo e alma na rua, o bloco Evoé Baco abre a programação de Carnaval nesta quinta-feira (28).

Evoé Baco

A concentração tem início às 18h, na sede do Teatro Imaginário Maracangalha, na Rua Nicolau Fragelli e o percurso pelas ruas do bairro Amambaí até o bar Bola 7 começa às 20h.

Este ano, mais uma vez, haverá participação da Orquestra Vai Quem Vem puxando o cortejo e o bloco prestigia o bairro mais antigo da cidade, rompendo com o “medo” em um dos pontos antigos mais abandonados. Por lá, a festa continua com a “Gira das Marchinhas” e cantorias.

Com ou sem fantasia, a participação para todos os blocos de rua é gratuita. Basta os foliões se animarem.

Cordão Valu

Além do Evoé Baco, no fim de semana acontece o desfile do maior e mais tradicional bloco de rua da cidade, o Cordão Valu. Serão duas festas do Cordão, nos dias 2 e 5 de março, sábado e terça-feira, da Folia de Momo, na Esplanada Ferroviária.

Em cumprimento ao acordo feito com o Ministério Público Estadual (MPE), os dois eventos terão início às 14 horas, com encerramento às 22 horas.

Folia do ano passado no Cordão Valu. (Foto: Arquivo/Cordão Valu)
Folia do ano passado no Cordão Valu. (Foto: Arquivo/Cordão Valu)

A concentração dos foliões terá início às 14h. Às 15h, a Charanga do Cordão, com dez músicos, responsável por puxar o desfile, fará um esquenta para o público. De cima de uma carreta de som, às 16h a Charanga, com as tradicionais marchinhas iniciará o cortejo, que percorrerá o seguinte trajeto: Rua General Melo, Rua Antônio Maria Coelho, Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa. Retornando pela Avenida Mato Grosso, Rua 14 de Julho, encerrando na Rua General Melo, na Esplanada. A previsão é que o desfile dure uma hora e meia.

Neste ano, o Cordão Valu homenageia os 70 anos de fundação do Afoxé Filhos de Gandhy, um dos grupos mais tradicionais do Carnaval de Salvador.

Após o desfile, haverá participação da bateria da Escola de Samba Igrejinha. O cantor Edir Valu, encerrará a noite. Em sua apresentação, Edir irá homenagear o Afoxé Filhos de Gandhy cantando mantras do grupo baiano. Na terça-feira (5), um grupo de samba encerra a festança.

Sem palco – A novidade neste ano é a carreta de som em que o Cordão promete surpresas. Conforme acordo com o MPE, este ano os eventos na Esplanada não terão palco, para facilitar a circulação dos foliões.

“As apresentações dos artistas nos shows programados para as duas festas do Cordão, ocorrerão sobre uma carreta de som, contratada pelo Valu, porém as suas características ainda são segredos para ser uma surpresa ao público”, explica Silvana Valu, fundadora do bloco.

Capivara Blasé 

No dia 4 de março, segunda-feira é a vez do Capivara Blasé sair às ruas, na Esplanada Ferroviária. A concentração terá início às 15h, na Rua Dr. Temistocles, com desfile previsto para às 16h.

Como em anos anteriores, das 15h às 18h, haverá o espaço “Capivarinhas”, com cadeiras para mães lactantes amamentarem, trocador fraldário e pintura facial para as crianças do Capivara. Toda a programação é gratuita aos foliões.

Ano passado, o bloco reuniu mais de 30 mil foliões e, este ano, após tantos impasses a organização está animada. “É difícil prevermos uma estimativa. Mas os blocos de rua têm sido a preferência nacional para a maioria dos foliões, e em Campo Grande não está diferente. Eu, particularmente atribuo esta preferência pela relação entre a festa mais popular do Brasil e a própria diversidade do seu povo, com o caráter gratuito, a mistura das classes, dos grupos”, explica a diretora do grupo Angela Montealvão.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias