Expogrande 2026 terá novo espaço para pessoas com deficiência e autistas
Feira terá salas sensoriais, áreas acessíveis e programação voltada as pessoas neurodivergentes

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) anunciou que a Expogrande 2026 contará com um espaço voltado à inclusão de pessoas com deficiência e crianças neurodivergentes, iniciativa batizada de “Expogrande Inclusiva”. O evento acontece entre 9 e 19 de abril, em Campo Grande, e o espaço estará presente todos os dias da feira agropecuária.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Expogrande 2026, que acontecerá entre 9 e 19 de abril em Campo Grande, terá um espaço dedicado à inclusão de pessoas com deficiência e crianças neurodivergentes. A iniciativa, chamada "Expogrande Inclusiva", contará com salas sensoriais adaptadas e áreas reservadas durante shows. A Acrissul planeja adequar toda a estrutura do evento para garantir acessibilidade, incluindo veículos adaptados através de parcerias. O presidente Guilherme Bumlai destaca que o objetivo é tornar a feira mais democrática e acolhedora para todos os públicos.
Inspirada em ações implantadas durante a Expogenética do ano passado, a proposta prevê a instalação de salas sensoriais para acolhimento de crianças neurodivergentes e suas famílias, com ambientes adaptados, seguros e confortáveis, voltados às necessidades específicas desse público.
- Leia Também
- Ano virou e você já pode preparar o bolso para a lista de shows em 2026
- Luan Santana é o 1º nome confirmado na Expogrande 2026
Segundo a entidade, a estrutura da feira também passará por adequações para garantir acessibilidade em todos os espaços. Durante shows e outras atrações, haverá áreas reservadas para pessoas com deficiência, com foco em conforto, segurança e visibilidade.
A programação ainda prevê dias específicos dedicados a atividades com pessoas com deficiência e familiares. De acordo com a organização, os espaços serão de fácil acesso, devidamente sinalizados e identificados, com a proposta de estimular convivência, integração e valorização.
O presidente da Acrissul, Guilherme de Barros Bumlai, afirmou que a entidade pretende firmar convênios com empresas para garantir veículos adaptados, destinados à mobilidade de pessoas com limitações físicas durante o evento. “Nosso objetivo é tornar a Expogrande cada vez mais democrática, acessível e acolhedora, garantindo que todos possam participar plenamente do evento”, afirmou.

