ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Banho de São João começa hoje com show de Rick e Renner e descida dos andores

Em Corumbá, tradicional Banho de São João está de volta com 4 dias de festa

Thailla Torres | 23/06/2022 07:32
Maria José, moradora de Corumbá, e sua miniatura de cerâmica do andor do santo. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbense)
Maria José, moradora de Corumbá, e sua miniatura de cerâmica do andor do santo. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbense)

Começa hoje e segue até o dia 26 de junho, domingo, o tradicional Arraial do Banho de São João, em Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande. Hoje tem a descida dos andores, shows e atrações culturais.

A cidade já está colorida para o primeiro dia de festa. O Porto Geral de Corumbá já foi decorado com bandeirolas e a estrutura da festa já está montada.

São mais de 80 barracas que vão oferecer comidas e bebidas típicas durante o evento. O palco principal foi montado na Ferradura do Porto e vai receber artistas sul-mato-grossenses e nacionais. Hoje a festa começa com a dupla Rick e Renner, principal atração da noite.

Hoje tem show de Rick e Renner, aberto ao público.
Hoje tem show de Rick e Renner, aberto ao público.

Programação - Hoje (23) tem missa em louvor a São João às 20h na Oficina de Dança. A elevação do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri, na orla do Porto Geral, terá início às 23h30.

No palco do Porto Geral, a dupla Gabriel e Raphael abre a programação de shows, em seguida, é a vez de Júlia Castedo e Banda, Marcelo e Renato se apresentam logo depois. O show de Rick e Renner fecha a noite.

A descida dos festeiros e dos andores com a imagem de São João para o banho do santo no rio Paraguai, acontece durante toda a noite.

Na sexta-feira (24), haverá apresentação de quadrilhas juninas, show de Ize, apresentação de Jaison Sudário e Gurizada Baileira. Depois tem show de João Paulo e Dudu (com participação especial de Marinho e Rafael) no palco principal.

No dia 25, sábado, o concurso de quadrilhas começa às 18h. A noite ainda terá apresentação de Ronny Alejandro, Tiel e Renan, D’Os Garotos e show de Cristiano Garcia.

No domingo, dia 26, sobem ao palco Laryssa Alencar e Banda, Leandro e Galeano (com participação especial de Bernardo Paredes) e show nacional do conjunto Forróçacana.

Andor de São João na beira do Rio Paraguai, em Corumbá. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Andor de São João na beira do Rio Paraguai, em Corumbá. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Patrimônio Cultural do Brasil - Este será o primeiro Arraial após o registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O resultado deste processo foi divulgado no dia 19 de maio de 2021 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O registro tem duração de 10 anos e nesse período, a celebração vai ser observada para a revalidação.

O título reconhece a importância de uma das maiores festas populares de Mato Grosso do Sul, famosa pelo levantamento do Mastro de São João, roda de Cururu e Siriri, alvoradas, procissões, cortejos, novenas e, claro, pelo banho do santo no Rio Paraguai. A comemoração que surgiu nos quintais das famílias da região tem o peso do sincretismo, por reunir Catolicismo e religiões afro-brasileiras, como Umbanda e Candomblé.

A festa, que tem o ápice no dia 23 de junho, remete ao batismo de Jesus feito por João Batista nas águas do Rio Jordão. Antes, as famílias rezam o terço, depois descem a Ladeira Cunha e Cruz que dá acesso ao rio e no caminho muitos aproveitam para passar por baixo dos andores enfeitados com flores, para garantir o casamento no ano seguinte.

Para ver a programação completa clique aqui.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias