ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Chuva de pipas no céu virou atração com chegada de residencial

Thailla Torres | 09/05/2016 07:15
De longe, parece que está chovendo pipas do céu. (Foto: Fernando Antunes)
De longe, parece que está chovendo pipas do céu. (Foto: Fernando Antunes)

De longe parece uma chuva de pipas no céu. O show de cores no bairro Portal Caiobá na região sudoeste de Campo Grande, é atração para moradores e visitantes que chegam dos bairros vizinhos. Todo sábado e domingo, a cena se repete, centenas de pessoas saem às ruas para soltar pipa. 

A brincadeira de criança surpreende pelo número de adultos se divertindo na região. Tem pipa de todos os tamanhos e cores. E os apaixonados preferem produzir o próprio brinquedo. Entre a galera se divertindo, não encontramos mulheres com uma pipa na mão. Somente homens e meninos, que ficam distribuídos em várias quadras da região movimentada. 

A tradição surgiu há cerca de 5 meses quando terminaram de ser entregues as casas do residencial Celina Jallad, explica o morador Adilson Gustavo, de 28 anos. Ele trabalha como soldador e no fim de semana aproveita as tardes para soltar pipa com o filho Leomar Cabral, de 6 anos. 

Adilson aproveita para lembrar a brincadeira de infância. (Foto: Fernando Antunes)
Adilson aproveita para lembrar a brincadeira de infância. (Foto: Fernando Antunes)

O lazer é costume da infância e, para lembrar os bons momentos, ele se dedica a ensinar o filho de que a brincadeira vale a pena. "Essa sempre foi a nossa diversão e de muita gente aqui no bairro, aos poucos as pessoas ficaram sabendo, foram chegando e hoje tem mais de 200 pipas no céu", explica. 

No domingo a multidão aumenta. É tanta pipa, que muitas vezes acaba rolando um conflito, mas ele garante que não há brigas, a maioria está ali para se divertir. "Esse é o nosso momento de diversão, acontece de alguns derrubarem a pipa do outro, mas a gente continua". 

Longe dos computadores e videogames, eles se encantam mesmo é pela tradição no papel. Ronald Dias, de 15 anos, diz que ele e os amigos esperam ansiosos para o fim de semana. "A gente cresceu soltando pipa e agora com o movimento, toda semana a gente vem se divertir. Muito melhor do que ficar dentro de casa sem fazer nada", conta. 

O jovem explica que hoje a maioria está ali por diversão, mas que já houve tempos em que um dos moradores organizou um evento que sorteva prêmios para aqueles que deixavam a pipa por mais tempo no céu. 

 

Para Helena, as pipas se tornaram uma atração do bairro. (Foto: Fernando Antunes)
Para Helena, as pipas se tornaram uma atração do bairro. (Foto: Fernando Antunes)

Helena da Silva, de 50 anos, senta na frente de casa para observar o céu e ver a movimentação das ruas. "Isso daqui já se tornou uma atração turística para a gente. Vem gente de todo lado", conta. 

Ela é paulista, mas vive em Campo Grande há 20 anos e conta que todo fim de semana é a mesma coisa. "Todo mundo sai na rua para ver, eu fico aqui admirando, meus netos também vêm para minha casa soltar pipa". 

Quando inciou a tradição, ela conta que implicava com a criançada que deixava pipa cair no quintal de sua casa, mas as coisas mudaram. "Toda vez era a mesma coisa, eu tinha que levantar e pegar pipa eles. Mas hoje eu nem me importo, a pipa cai e eu já entrego. Até as crianças ganham pipa", comemora. 

O local chega a reunir cerca de 500 pessoas no bairro. (Foto: Fernando Antunes)
O local chega a reunir cerca de 500 pessoas no bairro. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias