ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Com filme, apresentações de teatro e dança, fim de semana será das artes

Na Capital e no interior, a arte invade o sábado e o domingo com programações gratuitas e on-line – confira!

Raul Delvizio | 30/04/2021 07:26
Este fim de semana tem apresentação de dança, exibição de curta-metragem e performances teatrais (Foto: Pedro Cleve)
Este fim de semana tem apresentação de dança, exibição de curta-metragem e performances teatrais (Foto: Pedro Cleve)

O agendão para este fim de semana tem atividades artísticas voltadas ao cinema, teatro e dança. Em Campo Grande e no interior o público poderá curtir gratuitamente e on-line espetáculos cênicos, performances coreográficas e curta-metragem. Confira:

Kombinado – O projeto de mesmo nome do Grupo Teatral  Flor e Espinho Teatro" tem a proposta de unir diversas linguagens das artes num show de espetáculos culturais por meio de uma Kombi que, até então, percorria a cidade.

Desde 2015, o projeto mescla diferentes formas artísticas; com a covid, porém, teve que se adaptar (Foto: Fernanda Kunzler)
Desde 2015, o projeto mescla diferentes formas artísticas; com a covid, porém, teve que se adaptar (Foto: Fernanda Kunzler)

Com mais de 30 atrações culturais de artistas locais, as gravações marcadas para este fim de semana mesclam circo, cinema, música e literatura. Sem público presencial devido à pandemia, o Armazém Cultural recebe as apresentações em formato audiovisual, vídeos que serão disponibilizados on-line.

Para conferir, basta acessar a página no Facebook do grupo. As apresentações seguem nesta sexta (30) e sábado (1º de maio), das 13h às 18h. Já no domingo (2), das 8h às 12h.

Cia. de Dança do Pantanal – Para celebrar a semana em que se comemora Dia Internacional da Dança (29 de abril), a companhia apresenta o espetáculo "Carne Quebrada" nesta sexta-feira, às 16h. A performance revela para além do heteronormativo, revelando novas corporeidades.

Cia. de Dança do Pantanal apresenta o espetáculo "Carne Quebrada" nesta sexta (Foto: Pedro Cleve)
Cia. de Dança do Pantanal apresenta o espetáculo "Carne Quebrada" nesta sexta (Foto: Pedro Cleve)

Dançada por mulheres e homens negros, brancos e bugres, o grupo de 10 bailarinos brinca com a insurgência desses grupos periféricos, mostrando que o individualismo está em conjunto com a unidade. A inspiração veio de "A Carne", obra publicada por Júlio Ribeiro há mais de cem anos, considerada na época um dos romances mais ousados e curiosos do naturalismo brasileiro.

A Cia de Dança do Pantanal foi criada em 2017, na cidade de Corumbá, e proporciona acesso e oportunidade à profissionalização de bailarinos oriundos de projetos sociais sul-americanos, além de representar o território pantaneiro e divulgar a dança com repertórios que incluem diferentes peças.

A próxima apresentação  acontece nesta sexta-feira (30), às 16h, via canal do YouTube da companhia.

"Cinzas no Pantanal" – As últimas exibições do filme de stop motion feito com origamis e que passa a mensagem de conscientização e preservação ambiental no nosso bioma pantaneiro seguem do dia 1º a 2 de maio. O curta-metragem – que teve sua pré-estreia no último domingo (25) – aborda os incêndios que atingiram o Pantanal no ano passado por meio da arte de dobrar papel.

Para conferir, basta acessar o canal do YouTube do projeto, onde também estão disponíveis os tutoriais de origami.

"Essas pessoas na (sua) sala de jantar"  – A atriz douradense Rebecca Loise de Lucia Freire fará performance da peça de mesmo nome que tem sua estreia ao vivo neste sábado (1º). A partir de relatos pessoais e entrevistas sobre família, maternidade, gestação de si mesmo e luto, o teatro reflete sobre as infinitas possibilidades de ancestralidade, parentalidade e identidade.

A peça é dividida em quatro atos temáticos, chamados de "cômodos". A cada fim de semana, dois serão apresentados: "Jardim (onde as sementes florescem)" e "A cozinha é o coração da casa" nos dias 1º, 2 e 3 de maio. Já "Tem um espaço vazio no sofá" e "Os tigres e os leões nos quintais" será exibida nos dias 8, 9 e 10 de maio.

Rebecca Loise é a personagem que – mesmo presa em casa – tenta se livrar das amarras sociais (Foto: Divulgação)
Rebecca Loise é a personagem que – mesmo presa em casa – tenta se livrar das amarras sociais (Foto: Divulgação)

A curta temporada será realizada nos dias já indicados, sempre às 19h (horário de MS). Ingressos gratuitos ou com alguma contribuição monetária podem ser adquirados pelo site oficial.

Temporada Quanto Custa? - O espetáculo traz performance de dança e música sexta (30) e sábado (01. Na primeira temporada do ano a Cia Dançurbana traz para a frente das telas, sempre às 19h30, uma performance de música e mapping, o "Procedimento #06", do projeto Sala de Visita, com a artista da dança Jackeline Mourão e o músico Rafael Mareco. As apresentações serão ao vivo, com transmissão on-line.

Na apresentação, Rafael integra a tecnologia e a performance, utilizando de recursos audiovisuais aliado as técnicas de videomapping e montagens em tempo real, trazendo som e imagens junto a dança. Corpo e tecnologia se misturam na cena ao vivo, buscando outras formas de se relacionar e criar através das sensações, memórias, medos, ficção e realidades.

Jakeline Mourão em apresentação do Temporada Quanto Custa?
Jakeline Mourão em apresentação do Temporada Quanto Custa?

Sesc Cultura – Para a programação dos sábados do mês de maio, a criançada vai poder exercitar a criatividade e se divertir, isso nas videoaulas postadas sempre às 9 horas nas redes sociais @sescculturams.

Para o próximo sábado (1º) haverá a "Oficina jogo das caras", em que as peças são pedras pintadas e que formam expressões brincalhonas. Já no dia 8, uma oficina de pintura com a releitura da obra "Violeiro", do pintor Almeida Júnior, que se consagrou na história da pintura brasileira com o tema caipira e regionalista.

Para o dia 15, a oficina de desenho no escuro vai ensinar a desenhar na fita transparente para os pequenos brincarem no escuro ao projetar imagens nas paredes com a ajuda da lanterna do celular.

No sábado do dia 22, a oficina de escultura com formas de Henri Matisse se inspira no artista francês de mesmo nome que produziu colagens repletas de formas da natureza e cheias de cores. Também haverá contação de história em "Cantando no Sítio do Pica-pau Amarelo" pela professora Keyla Brito, que apresenta aos pequenos quatro músicas compostas por Gilberto Gil feitas para a trilha sonora da obra de Monteiro Lobato.

Por fim, no último sábado do mês (29), a oficina será de modelagem com argila, em que as crianças vão fabricar um "pote cabeça". O vasinho pode ser útil de várias formas depois de seco e pintado.

Curta o LADO B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail ladob@news.com.br ou via Direto das Ruas, o WhatsApp do Campo Grande News | (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias