ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Com roteiro bacana, casal mostra "novo normal" para quem ama viajar

Depois de ver o sonho de dar a volta ao mundo ser adiado, casal de MS resolveu viajar pelo Brasil e mostrar turismo na pandemia

Thailla Torres | 12/10/2020 08:08
Primeira viagem do casal na pandemia foi em Bonito. (Foto: Arquivo Pessoal)
Primeira viagem do casal na pandemia foi em Bonito. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em fevereiro de 2020 contamos a histórias da farmacêutica Daniela Barros Daniel Kussano e do engenheiro eletricista Thiago Kussano, dois malucos por turismo, que pediram demissão das empresas em que trabalhavam, economizaram e decidiram dar uma volta ao mundo.

Naquele mês a pandemia ainda não era realidade na vida dos brasileiros, muito menos do campo-grandense que curtiu o Carnaval à vontade. O casal contou todos os planos no Lado B e deu muitas dicas de como largar para tudo para viver um sonho usando planilhas e muita fora de vontade, mas o coronavírus mudou todos os planos.

Agora o casal está com um novo roteiro, para mostrar às pessoas como tem sido o retorno o retorno do turismo e o que mudou para quem é maluco por viagens. Veja o relato no Voz da Experiência.

Casal mostra as mudanças no atendimento. (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal mostra as mudanças no atendimento. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Com a pandemia muita coisa mudou. No fim de março, com o fechamento das fronteiras, ficamos presos no Peru, na cidade de Cusco e tivemos que voltar através de um voo repatriado. Nunca desistimos dos planos de viajar, mas, no início, achávamos que retomaríamos as viagens mais rápido.  Em questão de poucos meses para falar a verdade, mas vimos que a situação foi piorando e que viajar para fora do Brasil demoraria mais. Com isso decidimos fazer viagens curtas dentro do Brasil para mostrar a reabertura do turismo e como estavam sendo os cuidados de biossegurança.

Após quase quatro meses em quarentena, de abril a julho, começamos a perceber a reabertura do turismo, mas sem perspectiva de reabertura das fronteiras internacionais, então montamos um plano de viajar pelo Brasil mostrando os locais que já estavam reabrindo e recebendo turistas e que estavam adequados em relação aos cuidados com a covid-19.

Com a pandemia escolhemos datas para evitar aglomerações, como feriados e dias mais lotadas, dando preferência pelas viagens durante a semana. O uso de máscaras e cuidados com a higiene nas mãos também aumentaram bastante.

Iniciamos nossas viagens por Bonito (MS), escolhemos essa cidade por ser um destino próximo que poderíamos fazer de carro e evitar aglomerações. Bonito além de ser um dos destinos mais famosos do Brasil também sempre foi exemplo de estrutura e organização para receber turistas, e isso facilitou muito a reabertura e o cumprimento dos protocolos de biossegurança em relação a covid-19.

Nos surpreendemos com os cuidados desde a recepção no hotel, restaurantes e passeios. Todos os lugares tinham aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras e disponibilidade de álcool em gel. Nos sentimos muito tranquilos em visitar um local turístico o que nos fez planejar outras viagens na sequência."

Depois o casal seguiu para Rio Verde, também em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo Pessoal)
Depois o casal seguiu para Rio Verde, também em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo Pessoal)

"No início de setembro fomos visitar o balneário de Sete Quedas em Rio Verde, aqui também em Mato Grosso do Sul, um lugar lindo para visitar e passar um dia em família, mas que muitos sul-mato-grossenses ainda não conhecem. No final de setembro fizemos mais uma viagem de avião para o interior de São Paulo e Minas Gerais, visitando Monte Verde, uma cidade bem parecida com Campos do Jordão, mas menor e menos 'badalada'. Depois visitamos Monte Sião, Holambra e São Roque, e passamos uns dias em São Paulo.

O lado bom de viajar pelo Brasil nesta época é que muitos locais estão com preços mais acessíveis devido queda na quantidade de turistas, o dólar alto também torna a viagem para o exterior mais cara e viajar pelo Brasil ajuda a diminuir os custos.

Por estarmos em uma pandemia, a sensação de viajar pelo nosso País nos dá uma sensação de segurança maior. As mudanças para quem viaja de avião também achamos positivas. O embarque e desembarque estão sendo feitos com mais cuidados. Ao desembarcar por exemplo, não temos mais aquela pressa onde todos levantam e formam filas, ele é feito por fileiras e sem tumulto, algo muito legal, e que torcemos que vire um novo normal."

Casal em Monte Verde, Minas Gerais. (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal em Monte Verde, Minas Gerais. (Foto: Arquivo Pessoal)
Praia dos Carneiros em Pernambuco. (Foto: Arquivo Pessoal)
Praia dos Carneiros em Pernambuco. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Outro ponto bacana é termos noção do quanto nosso país é grande, com uma diversidade lugares para conhecer. Roteiros lindos independente do que você já conheça no mundo. Já estivemos em vários países do Caribe e as nossas praias não deixam nada a desejar, principalmente as do litoral de Alagoas. Somos um país de dimensões continentais, com sua diversidade de cultura, paisagens, culinária. Tem sido muito bacana perceber as diferenças culturais em cada região do Brasil, adoramos provar a culinária local".

Dicas para quem deseja voltar a viajar – "Em nossas viagens, percebemos que muitos se inspiram e outros demostram receio. Acreditamos que cada deve avaliar a situação pessoal e viajar somente quando se sentirem seguros e tranquilos para que consigam curtir a viagem.

A dica que a gente dá é tentar começar a viajar para locais próximos às cidades onde moram. Fazer viagens de carro para locais que estão tomando os cuidados necessários. Escolher destinos que ofereçam atrações sem aglomerações e, se possível, escolher viagens durante a semana, evitando feriados e diminuindo as chances de aglomerações. Todos os passeios que fizemos procuramos fazer de forma privada ou em quantidade reduzidas. Todas as atrações turísticas que visitamos estão com capacidade reduzida e com cuidados a mais. E já estamos com mais três viagens programadas: meio de outubro para o litoral baiano, em novembro para o Espírito Santo e em dezembro faremos um tour pelos estados do sul de carro."

Quem quiser acompanhar mais dicas e todos os destinos do casal, basta seguí-los no Instagram.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Maragogi, Alagoas. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maragogi, Alagoas. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias