ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 27º

Diversão

Corumbá estreia a orquestra que une Brasil e Bolívia na fronteira

Corumbá recebe o concerto que lança a Orquestra Sinfônica da Fronteira Sul-Americana

Por Thailla Torres | 28/10/2025 10:17
Corumbá estreia a orquestra que une Brasil e Bolívia na fronteira
O programa junta dois clássicos populares e potentes: a Sinfonia nº 1, de Beethoven, e a Carmen Suite, de Bizet.

Corumbá recebe, no dia 1º de novembro, às 20h30, o concerto que marca a estreia da Orquestra Sinfônica da Fronteira Sul-Americana. O palco será o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e a entrada é gratuita. A proposta é simples e forte: Brasil e Bolívia tocando lado a lado, numa orquestra criada na fronteira e para a fronteira.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Orquestra Sinfônica da Fronteira Sul-Americana fará sua estreia em Corumbá no dia 1º de novembro, às 20h30, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. O projeto inédito reúne músicos brasileiros e bolivianos em uma formação que executará a Sinfonia nº 1, de Beethoven, e a Carmen Suite, de Bizet. A iniciativa nasceu do trabalho da Orquestra de Câmara do Pantanal, vinculada ao Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Durante o evento, será firmada uma parceria com a Escola de Santiago de Chiquitos, da Bolívia, para expandir o Sistema de Música do Moinho. A entrada é gratuita.

O programa junta dois clássicos populares e potentes: a Sinfonia nº 1, de Beethoven, e a Carmen Suite, de Bizet. É música conhecida do grande público e, ao mesmo tempo, um desafio artístico para qualquer formação. Pela primeira vez no Estado, uma orquestra com músicos sul-mato-grossenses e bolivianos executa uma sinfonia completa de Beethoven em formação original.

“Será um concerto inesquecível. É a realização de um sonho coletivo”, diz o maestro José Maikson, que assina a regência.

A OSF nasce do trabalho da Orquestra de Câmara do Pantanal, do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A ideia amadureceu nos últimos anos e agora vira som com uma formação sinfônica que reúne profissionais brasileiros e bolivianos. Para a diretora artística do Moinho, Márcia Rolon, a estreia é continuidade de um caminho: integrar, formar e projetar talentos da região.

“Nosso trabalho sempre foi conectar culturas e transformar vidas pela arte. A OSF é a concretização desse ideal”, afirma Márcia.

“A música é a nossa resposta diante da violência. É instrumento de transformação”, diz Vinícius Klaus, coordenador de música do Moinho Cultural.

Na noite de estreia, será assinada uma parceria entre o Moinho Cultural e a Escola de Santiago de Chiquitos (Bolívia), para levar o Sistema de Música do Moinho, metodologia de formação artística e cidadã, a novas fronteiras.

O evento será dia 1º de novembro, às 20h30, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora,  Rua Dom Aquino, 1037, Centro, Corumbá (em frente ao Jardim da Independência). Entrada: gratuita

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.