ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

De carona no sucesso de blocos, escolas devem desfilar com número recorde

Aline Araújo | 16/02/2015 06:23
Desfile de 2014. (Foto: Arquivo)
Desfile de 2014. (Foto: Arquivo)

As escolas de samba têm reforço importante este ano. Com o sucesso dos blocos na rua, as agremiações ganharam de tabela muito mais pessoas dispostas a desfilar a partir de hoje em Campo Grande e esperam recorde de integrantes nas alas em 2015.

Já nos pré-carnavais, a parceria foi confirmada com os blocos levando os foliões para as sedes das duas maiores escolas da cidade. Capivara Blasé fez todos os esquentas no barracão da Vila Carvalho. Já o Cordão Valu levou a festa para o endereço da Igrejinha.

A história não é nova, mas significa muito para o Carnaval campo-grandense, diz o presidente Vila Carvalho, José Carlos. "Na verdade, tudo começou com os blocos. A Mangueira e a Portela, por exemplo, eram blocos que viraram escolas de samba. São pessoas animadas, que valorizam o Carnaval de rua e, por tanto, fazem a festa ficar ainda mais bonita", lembra.

Tanto Vila, quanto Igrejinha, têm relação antiga com os criadores dos principais grupos que hoje levam a folia para as ruas. Vitor Samúdio, um dos coordenadores do Capivara Blasé, é integrante da Carvalho desde criança. “A gente percebe que o público das escolas e dos blocos são diferentes. Mas quando essa parceria acontece, surge conversa entre esses públicos. Hoje os protagonistas do Carnaval de Campo Grande são os blocos e cada vez temos mais adeptos", avalia.

Como sempre, a falta de apoio financeiro leva ao “uma mão lava a outra”. Por isso, realizar os pré-carnavais na sede da escola de samba tradicional garantiu estrutura ao bloco e público maior à agremiação. “A intenção era fazer pré-carnaval na sede no bloco, mas como somos independentes, nós mesmos que viabilizamos, achamos que seria melhor nos unir à Vila. Pra você ter uma ideia, a gente gasta de 8 a 10 mil reais para colocar o bloco na rua no dia do Carnaval”, comenta Samúdio.

A união de forças deve ter como reflexo o número de integrantes nas alas. O engenheiro Helton Guimarães tem um dos blocos mais novos de Campo Grande. Mas com o “Língua Preta” já contribui como pode. Durante os esquentas, ele cadastrou foliões interessados em desfilar. ”Falta conhecimento de como é. Muita gente acha que precisa pagar fantasia. Mas não é sempre assim. A Vila Carvalho disponibilizou uma ala gratuita, por exemplo”, diz Helton.

Para ele, o sucesso dos blocos ocorre pela espontaneidade. “O povo não queria o axé da Fernando Corrêa da Costa, por isso crescemos cada vez mais. Começamos com 3, agora somos 200 no Língua Preta”

O maior responsável pelo ressurgir do Carnaval de rua na cidade é o Cordão Valu. Com os dois pés na Igrejinha, o grupo fez dobrar o número de pessoas nos ensaios da escola. No último esquenta, 3 mil passaram pela quadra da Igrejinha. Além de lotar o local, o Valu também ensinou os foliões a chegarem ao endereço, até então pouco conhecido dos foliões.

“É muito bacana essa parceria porque a gente começa a perceber aqui algo diferente. Há 15 anos estamos retomando a tradição. As pessoas gostam de levar sua cerveja, de ficar com os amigos e a família na rua. Espero que seja um processo irreversível. Tem muita gente mais nova que chega e fala que nunca pulou Carnaval e conheceu a festa graças a gente”, comenta Silvana Valu, uma das idealizadoras do Cordão.

Na Igrejinha, as alas já estão fechadas, com a expectativa de até 600 integrantes este ano. “Temos tudo para que seja um ano fantástico”, comemora a presidente da escola, Marisa Ocampos.

Veja a ordem dos desfiles a partir desta segunda-feira na Avenida Alfredo Scaff, Vila Sobrinho:

Dia 16, a partir das 19h30

Blocos Convidados
Os Herdeiros do Samba
Unidos do São Francisco
Unidos do Aero Rancho
Cinderela Tradição do José Abrão

Dia 17, a partir das 19h

Deixa Falar
Unidos da Vila Carvalho
Os Catedráticos do Samba
Unidos do Cruzeiro
Igrejinha

Nos siga no Google Notícias