ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Depois de fazer o maior Carnaval de rua, bloco é proibido de sair na Esplanada

Nyelder Rodrigues e Paula Maciulevicius | 02/03/2017 22:22
Palco histórico da Capital recebeu 25 mil pessoas segunda-feira no maior Carnaval de rua da cidade (Foto: Lucas Miguel)
Palco histórico da Capital recebeu 25 mil pessoas segunda-feira no maior Carnaval de rua da cidade (Foto: Lucas Miguel)

A festa de "enterro dos ossos" que aconteceria na tarde de sábado (4) na Esplanada Ferroviária foi barrada após reunião na noite desta quinta-feira (2) entre os organizadores do evento, autoridades de segurança e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O "Carnaval da Paz" é promovido pelo bloco Capivara Blasé, que na segunda-feira (27) levou 25 mil pessoas espontaneamente para aproveitar a folia nas ruas da Esplanada e fazer o maior Carnaval da Capital no palco histórico da cidade.

Para autorizar a continuidade do evento no local, o Iphan pediu que fosse garantido a segurança do público. Entretanto, tanto a PM (Polícia Militar) como outras forças não deram essa garantia. Usando seu perfil pessoal no Facebook, um dos organizadores, Vitor Samudio, explicou um pouco da situação.

Folia foi barrada por "falta de segurança", explica organizador no Facebook (Foto: Lucas Miguel)
Folia foi barrada por "falta de segurança", explica organizador no Facebook (Foto: Lucas Miguel)

"Segurança que não se responsabiliza pela segurança e diz que Carnaval de rua é interesse de pequenos grupos e que eles devem se responsabilizar. Iphan desautorizou a fazer a menos que alguém se responsabilizasse pela segurança, PM e demais instituições de segurança na mesma mesa. Ninguém se responsabiliza", frisa Samudio.

"Tratam o Carnaval como interesse de pequenos grupos da cidade e que pra ir pra rua precisa ter licenças e licenças. O que é isso Brasil? Vão tirar o carnaval da Esplanada, podem esperar, estão empenhados", completa o gestor cultural.

Conforme apurou a reportagem, também foi oferecida a opção de realizar o enterro dos ossos próximo à Esplanada, na avenida Mato Grosso. O grupo ainda não se manifestou sobre tal opção e ainda estuda a questão antes de se manifestar oficialmente.

A decisão de forças de segurança pública e Iphan em barrar a folia na Esplanada Ferroviária vem em sequência a uma confusão que houve no local na última noite do Carnaval, terça-feira (28). Houve intervenção da PM e, inclusive, uso de gás lacrimogênio para fazer a contenção e dispersão de pessoas.

Nos siga no Google Notícias