ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Famílias se reúnem para ver desfile e transmitir a paixão pelo Carnaval

Desfile das escolas de samba de Campo Grande começou nesta segunda; quatro escolas vão à avenida

Por Jhefferson Gamarra e Idaicy Solano | 12/02/2024 20:48
Primeira escola de samba a desfilar na avenida (Foto: Paulo Francis)
Primeira escola de samba a desfilar na avenida (Foto: Paulo Francis)

Abram alas! O desfile das escolas de samba 2024 teve início na noite desta segunda-feira (12) em Campo Grande. Entre risos, emoções e batuques, diferentes gerações compartilham a paixão pela folia, transformando a Praça do Papa em um verdadeiro reduto de celebração.

A escola mirim Herdeiros do Samba será a primeira a se apresentar. Em seguida, passam pela avenida Cinderela Tradição, Vila Carvalho e Catedráticos do Samba. Cada escola terá entre 40 minutos, no mínimo, e 50 minutos, no máximo, para completar seu desfile, seguindo as regulamentações estabelecidas.

Mirian Alves Barbosa, 57 anos, garante que acompanha todos os desfiles (Foto: Paulo Francis)
Mirian Alves Barbosa, 57 anos, garante que acompanha todos os desfiles (Foto: Paulo Francis)

Mirian Alves Barbosa, 57 anos, é presença cativa nos desfiles da Capital e sua ligação com o Carnaval transcende as arquibancadas. Acompanhada pelos netos de 4 e 10 anos, ela testemunha o espetáculo com um brilho nos olhos, enquanto aguarda ansiosa outro neto, de 16 anos, desfilar com a bateria da Igrejinha.

"Era tudo que ele queria desde criança. Ele vinha assistir, vinha participar comigo, e foi crescendo, e chegou até onde está hoje. Hoje em dia, ele é um passista. É muito feliz, porque ele está fazendo o que gosta. É samba no pé e torcer pra tudo dar certo", relata Mirian. “É uma tradição desde pequena, já participei, já fui integrante. É muito emocionante. O coração vai a mil. E agora meu neto vai desfilar, é só progresso", finaliza.

Regiane que é vizinha do local de desfile garantiu diz que adora a época de folia (Foto: Paulo Francis)
Regiane que é vizinha do local de desfile garantiu diz que adora a época de folia (Foto: Paulo Francis)

Moradora da região, Regiane de Barros, 48 anos, uniu a família para acompanhar a festa, incluindo o filho de 6 anos e o neto de 5 anos. A única objeção é com o horário da folia, que em sua opinião deveria começar mais cedo.

"A gente está achando um pouquinho demorado, tinha que começar um pouco mais cedo". A tradição, para Regiane, é um elo que atravessa gerações. "A gente espera o ano inteiro pelo Carnaval, então eu gosto bastante. Quando mais jovem eu participava, mas hoje eu só assisto. Já trago pra gostar desde cedo também”, brinca a vizinha do desfile.

Casal resolveu deixar a TV de lado para acompanhar o desfile ao vivo (Foto: Paulo Francis)
Casal resolveu deixar a TV de lado para acompanhar o desfile ao vivo (Foto: Paulo Francis)

O casal Benner Ramon e Ana Rita, ambos com 56 anos, optou por sair da rotina e assistir ao Carnaval. Embora prefiram a experiência pela TV, a curiosidade os levou à Praça do Papa. "Eu adoro só ver na TV. A gente gosta de assistir, mas não de participar. Mas a gente vê a alegria do povo, a gente também se manifesta", destaca Benner.

As escolas que desfilam nesta segunda apresentam os seguintes temas:

Cinderela:

  • Samba enredo: "Lê revê de voler - o sonho de voar"
  • Tema: Homenagem aos aviadores Santos Dumont, seus sonhos, e a história da aviação.

Vila Carvalho:

  • Samba enredo: "Lucas de Lima Amor Sem Fim"
  • Tema: Homenagem ao radialista que leva o nome do enredo.

Catedráticos do Samba:

  • Samba enredo: "Por Amor a Você"
  • Tema: Homenagem à história de amor entre a fundadora da escola, Marilene Ferreira de Barros, e Carlos Pulquerio Alves.

Herdeiros do Samba:

  • Samba enredo: "Chaguinhas, A Origem"
  • Tema: Chaguinhas, que deu origem ao bairro Liberdade em São Paulo, um escravo que foi reivindicar direitos por salários e tentaram enforcar três vezes e nas três vezes arrebentaram a corda.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias