ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Festa em embarcação, fogos e ruas lotadas fecham arraial em Corumbá

Ângela Kempfer | 24/06/2015 08:32
Fogos para o santo no porto de Corumbá. (Foto: Divulgação)
Fogos para o santo no porto de Corumbá. (Foto: Divulgação)

Missa de agradecimento a Santo João abriu a última noite de festa em Corumbá, ontem, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque.

Por fim, os devotos banharam a imagem do santo no Rio Paraguai e ergueram o mastro com a bandeira de São João na Prainha do Porto Geral. Exatamente a meia noite, fogos forraram o céu de Corumbá.

Teve também baile e arroz carreteiro da Fundação de Cultura no Arraial de Corumbá que já é considerado o festejo junino mais importante do Centro-Oeste.

O prefeito Paulo Duarte comemorou a quantidade de moradores e turistas que passaram pela festa nos três últimos dias. “A participação popular é o diferencial dessa festa. Foi até casa de alguns festeiros e encontrei durante a descida do andor da Prefeitura pessoas emocionadas, e muitos turistas também, encantados com toda essa manifestação. Uma coisa que talvez não veja vista em lugar nenhum do Brasil, essa coisa arraigada na cultura, na tradição, algo que passa de geração em geração.”

No momento mais importante da festa, ontem à noite, 92 famílias levaram os andores enfeitados e desfilavam pela ladeira até o leito do rio. Muita gente aproveitou para passar 7 vezes sob os andores, uma tradição que promete casamento.

Banho no Rio Paraguai. (Foto: Anderson Gallo Diário Corumbaense)
Banho no Rio Paraguai. (Foto: Anderson Gallo Diário Corumbaense)

O jornal Diário Corumbaense entrevistou Dona Bernardina José, que deixou o marido internado no hospital só para passar por baixo do andor do São João. “Cheguei de Campo Grande na segunda-feira para vir aqui no São João. Eu moro aqui, mas estava com meu marido operado. O médico nem deu alta, mas eu falei que precisava vir. São João está olhando a gente”.

Como já é casada, o ritual tem outro motivo para ela: “Conservar o casamento dos filhos e da gente também, e pedir saúde. Eu tenho fé em São João desde o tempo de criança. Eu ia na beira do rio banhar São João.”

Uma das novidades do Arraial do Banho de São João este ano foi uma versão da festa dentro de uma embarcação, navegando pelo Rio Paraguai.

O empresário Luiz Martins que, que sempre comemorou em festa na rua, desta vez inovou. “Já que não faríamos a nossa festa em terra, a minha esposa teve a ideia de levarmos para dentro da nossa embarcação, o Pérola do Pantanal.

Assim, este ano, vamos comemorar São João no interior de um barco. A expectativa é atrair um grande número de pessoas e fazer com que os outros empresários do setor façam o mesmo nos próximos anos”, disse em entrevista à assessoria de imprensa da prefeitura.

Porto lotado em Corumbá. (Foto: Divulgação)
Porto lotado em Corumbá. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias