ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Festa para quem trabalha quando todo mundo folga? Só se for na segunda

Aline Araújo | 17/12/2014 06:34
No começo da festa a pista ainda estava vazia.
No começo da festa a pista ainda estava vazia.

Para quem serve a festa de muita gente, segunda-feira  é o único dia de folga, por isso, é a hora de comemorar. O Baile do Garçom é realizado há seis anos nesse dia da semana, momento de inverter o papel de quem trabalha, enquanto todo mundo se diverte. Os convidados são garçons, garçonetes, músicos e cozinheiros, a turma que trabalha no bar, no hotel, no restaurante.

A festa começou com 80 pessoas e hoje recebe cerca de 600, com cerveja e refrigerantes vendidos a preço de custo, R$ 2,00. Os músicos tocam por um cachê camarada, para os amigos que também trabalham na noite. Tudo acaba sendo um grande encontro.

“Sexta e sábado todo mundo está trabalhando, mas na segunda não tinha nada para fazer, por isso eu criei a festa. E eu fico emocionado em saber que todos aceitaram a ideia. A gente prepara com muito carinho”, comenta o garçom e idealizador da festa, José Antônio dos Prazeres, de 39 anos, entusiasmado e emocionado com o sucesso do evento.

Antônios contam suas experiências inusitadas.
Antônios contam suas experiências inusitadas.

Quem promove e banca a festa é o sindicato da categoria. Para entrar, basta ter o convite e levar um quilo de alimento não perecível para a doação. A festa é ao som de muito chamamé, sertanejo e flash back, para confraternizar, encontrar os amigos e relembrar histórias vividas no trabalho.

Alias, tem histórias muito interessantes de quem vive a rotina servindo todo dias pessoas diferentes e fazendo amizades. No trabalho, Antônio mesmo já passou por algumas situações engraçadas, como um casamento feito em uma fazenda em Bonito. Choveu, a estrutura ruiu, mas a festa não parou, a solução foi servir os convidados de galochas e capa de chuva, o que nem adiantou muito, já que todo mundo acabou molhado.

“No final deu tudo certo, mas foi muito engraçado”, comenta. Ele também já teve a oportunidade de conhecer artistas durante o trabalho, como Gabriel o Pensador, Chitãozinho e Xororó e Ivete Sangalo. Os encontros geralmente são rápidos e formais, mas as vezes até rendem uma foto.

As pessoas foram ocupando os espaços aos poucos.
As pessoas foram ocupando os espaços aos poucos.

O xará, Antônio Humberto, de 56 anos, garçom há quase 40, também já conheceu celebridades assim, como o ator Tarcísio Meira, que passava pelo hotel onde ele trabalhava com frenquência. Segundo ele, sempre foi muito elegante e simpático. “Ele já veio muitas vezes e eu sempre acabava servindo ele”, recorda.

O baile é bem família e o clima é de encontro. Ana Albino Godea, de 36 anos, é auxiliar em saúde hospitalar, mas há mais de 10 anos trabalha com garçonete em eventos nos finais de semana. “A festa é maravilhosa, eu venho quase todos os anos. É onde a gente encontra todo mundo”, explica.

Durante a carreira, ela já passou por algumas situações inusitadas. Em uma festa em Corumbá, as pessoas que ficaram de fora começaram a jogar pedras nos vidros do local do evento. Na hora todo mundo se assustou, mas depois foi motivo de risadas, de história para contar. Ela também já encontrou o ator Reinaldo Gianecchini em uma festa de aniversário em Campo Grande, de uma prima dele, mas o contato foi pouco.

“Você conhece muita gente e a rotina nunca é igual, já fui em festa que os convidados tiravam garçons e garçonetes para dançar. È sempre muito divertido. E sempre que encontram a gente em algum lugar perguntam, mas eu te conheço de algum lugar? É sempre muito bacana, acaba criando simpatia pelas pessoas”, afirma.

As atrações musicais foram do sertanejo ao flash back
As atrações musicais foram do sertanejo ao flash back
Nos siga no Google Notícias