Festival de Teatro em Dourados começa hoje com dois grandes espetáculos
11º Festival Internacional de Teatro de Dourados será na UFGD
Dourados respira teatro a partir desta quinta-feira (18), quando o 11º Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT Dourados) abre oficialmente sua programação no Auditório Central da UFGD – Unidade 2.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A primeira noite será marcada por dois grandes espetáculos que dialogam com temas universais e contemporâneos: às 19h, “Seco”, da Cia Fulano di Tal (MS) e,às 21h, é a vez de “In On It”, com Fernando Eiras e Emílio de Mello (RJ/SP). A cerimônia de abertura oficial será realizada às 20h30. O evento segue até o dia 27 de setembro.
Com direção de Enrique Diaz, “In On It” retorna aos palcos após 15 anos como um marco da cena teatral contemporânea brasileira. O espetáculo mantém a mesma essência que o consagrou: com o cenário minimalista de duas cadeiras, a mesma potência interpretativa e o mais incrível de tudo o mesmo elenco e direção. Todo o elenco da peça é exatamente igual ao da estreia no ano de 2009. Algo considerado raro em um trabalho de teatro.
Escrito pelo canadense Daniel MacIvor, traduzido por Daniele Ávila, o texto entrelaça três realidades, a peça, o espetáculo e o passado, em uma trama instigante que mistura metalinguagem, amor, comicidade, tragédia e as grandes questões da vida e da morte.
Seco - Também na noite de abertura, às 19h, tem espetáculo “Seco”, da Cia Fulano di Tal.Inspirada pelo período de isolamento social, a peça mergulha em afetos, dores e alegrias vividas na pandemia.
Até domingo (21), a programação segue intensa. Na sexta-feira (19), às 19h, o poeta douradense Emmanuel Marinho revisita sua obra, seguido de uma nova sessão de “Seco”, às 21h. Ambas no Núcleo de Artes Cênicas da UFGD.
No sábado (20), às 10h, tem teatro infantil com “Balança mas não Cai”, da Cia Theastai, na Praça Antônio João. Às 16h, o grupo Teatro Imaginário Maracangalha apresenta “Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, no Parque Rego d’Água. À noite, às 20h, a Cia Theastai volta à cena com “Quem Matou o Morto?”, no Sucata Cultural, espaço que também vai sediar o Bar do FIT a partir das 21h.
Já no domingo (21), às 14h, o Armazém Companhia de Teatro (RJ) ministra uma oficina, seguida da peça “Des-calço”, do grupo Produções 13, às 16h, no Parque Rego d’Água. Já o encerramento de atrações do fim de semana fica a cargo do espetáculo “Neva”, Armazém Companhia de Teatro (RJ), às 21h, no Auditório Central da UFGD.
O festival faz uma pausa na segunda (22) e retoma na terça-feira (23) com a segunda parte da programação, que reúne espetáculos, oficinas, palestras e encontros artísticos.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.