ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Gastando bem menos do que imaginava, enfermeira passa 29 dias na Índia

Lição maior, na opinião dela, é que desigualdade social não anula o amor e a fé dos indianos

Thaís Pimenta | 12/01/2018 08:55
Na foto, Priscila retrata uma cerimônia hindu na beira do rio Ganges. (Foto: Acervo Pessoal)
Na foto, Priscila retrata uma cerimônia hindu na beira do rio Ganges. (Foto: Acervo Pessoal)

Para a enfermeira Priscila Vidal toda viagem tem um sentido. Nas férias deste ano, ela decidiu conhecer um destino desafiantes da Índia. Há 29 dias mergulhou em uma cultura totalmente diferente junto a dois amigos, e na segunda-feira volta pra Campo Grande. "A viagem nunca termina porque pra cada lugar que vou trago muito comigo", diz ela.

Experiente, ela aprendeu a economizar durante o ano para conhecer o mundo. O valor dessa vez, segundo Priscila, foi uma boa surpresa. No total, ela gastou cerca de R$ 7.3 mil. "Paguei R$ 3.500 ida e volta e trouxe U$$ 1.200, deu tranquilo", finaliza.

Pri é viciada em mudanças. Para ela, "sair zona de conforto transforma a gente, cada um da sua forma". Mesmo com muitos perrengues durante a aventura, "tem sido maravilhoso", comenta.

Das dificuldades, a comida, sem dúvida, foi a maior delas. "Cada prato aqui varia de 15 a 20 temperos diferentes e pimentas, muita pimenta. Mesmo que você peça sem, isso não existe. Eu quase chorei de emoção quando encontrei uma churrascaria brasileira", brinca ela. 

O idioma também foi um desafio, já que na Índia existem mais de 20 dialetos. "Aqui tem o hindi e o inglês como língua oficial mas a maioria das pessoas não falam inglês. Isso sem contar que nosso nível nessa língua é bem básico, então ficamos craques em mímica", diz.

Mas o carinho com que foi recebida superou qualquer dificuldade. Priscila se encantou com a fé dos indianos, "é algo inigualável". Ela explica: "eles falam muito em amor ao próximo e a família. Abençoam o dinheiro quando recebem. É seguro demais vir pra cá, não é nada do que as pessoas falam".

Macacos, a esquerda, convivendo ao lado de vacas e indianos. (Foto: Acervo Pessoal)
Macacos, a esquerda, convivendo ao lado de vacas e indianos. (Foto: Acervo Pessoal)

Eles passaram por 13 cidades até agora. Em cada translado, uma surpresa, já que não é comum rodoviárias no país. "Nesse ponto não tem nada a ver com o Brasil. A gente até encontrou um site chamado Red Bus mas, na prática, tem trocentas linhas a mais. Rodoviária só vimos uma, então era auma luta descobrir o local de saída dos ônibus", disse.

A viagem começou em Delhi e seguiu por Amritsar, Pathankot, Dharamsala, Mcleodganj, Dehradun, Rishikesh, Jaipur, Agra, Varanasi, Mumbai, Goa, Bangalore e Addis Ababa (Etiopia).

Uma das cenas mais marcantes foi vivenciada no destino mais esperado por Pri, em Varanasi. Lá, eles caminharam entre corpos sendo cremados a beira do rio Gange. "A região é uma das mais antigas do mundo, e a mais sagrada pro hinduísmo. Todos os mortos são cremados ali exceto crianças com menos de dez anos, grávidas e gurus, já que esses são considerados puros e têm amarrados em seus pés pedras e são jogados direto no rio", explica

Já para os "não puros" a coisa é diferente: os mais ricos têm mais madeira para a cremação, os mais pobres demoram para ser carbonizados. "O nosso guia, que era um morador da região, notou minha tristeza ao ver a cena. Ele disse que aquele era um momento de alegria, que eu não deveria ficar assim. Ele explicou que as pessoas estavam sendo cremadas na beira de um rio sagrado e por isso estavam atingindo o nirvana", completa.

A cerimônia de cremação ao ar livre, em frente ao rio sagrado da região. (Foto: Acervo Pessoal)
A cerimônia de cremação ao ar livre, em frente ao rio sagrado da região. (Foto: Acervo Pessoal)

Para a enfermeira, a Índia tem muito a ver com o Brasil no que diz respeito a desigualdade social. "Existem várias Índias dentro daqui sabe. Por exemplo, estou em Banglore e aqui é um luxo, é o Vale do Silicio da Índia", diz.

"O choque pra mim talvez não tenha sido grande porque sou de São Paulo e fazia trabalha em ONG com comunidades no Rio. Por isso sempre uso as duas cidades como exemplo de comparação, quando se fala em pobreza. Eu não acho tão distante a realidade do Brasil e da Índia", completa.

Existe a Índia religiosa, a Índia da extrema pobreza, a Índia milionária e a Índia em guerra, na fronteira com o Paquistão, área visitada pelo trio de brasileiros. "Diariamente eles fecham os portões da fronteira em uma cerimônia", lembra ela.

O povo de lá teme muito o terrorismo, principalmente depois dos atentados em Mumbai em 2008. "Você é revistado pra entrar nos shoppings e em cada estação de metrô. Aeroporto só entra quem tem ticket, por exemplo".

Priscila  e o Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo. (Foto: Acervo Pessoal)
Priscila e o Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo. (Foto: Acervo Pessoal)

A cultura dos indianos permitiram que Pri visse coisas inimagináveis. Macacos andam pelas ruas, junto a vacas, camelos e elefantes. Ratos são tidos como animais sagrados em muitas cidades, por isso é comum enquanto se está dormindo no Hostel, encontrar um roedor passeando por ali.

"Vimos muita coisa nesses dias. Pessoas fazendo coco na rua, aos montes, enfileirados e batendo papo", relembra ela, meio chocada. A política local tenta combater esse ato mas é muito difícil porque a população acha higiênico: "as autoridades querem construir banheiros em todas as residências até 2019 mas é cultural".

Esses costumes acabaram proporcionando situações únicas na vida da viajante. Ela se viu andando de moto, numa cena típica de filme indiano. "Saí pelas ruas buzinando, e pilotando a moto por uma ponte, passando ao lado das vacas e macacos, foi incrível", se diverte ela.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

 

 

Confira a galeria de imagens:

  • Golden Temple.
  • Fechamento dos portões da fronteira.
  • Amber Fort em Jaipur.
  • Deusa Kali.
  • Rio Ganges.
  • Elefantes indianos com pinturas em suas trombas.
  • Camelos são meio de transporte.
  • Vista da casa de Gandhi.
Nos siga no Google Notícias