ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Inauguração do Sesc Morada dos Baís reúne artistas e quem acredita na Cultura

Thiago de Souza e Paula Maciulevícius | 11/08/2015 21:54
Espaço será destinado à música, gastronomia e cultura. (Foto: Vanessa Tamires)
Espaço será destinado à música, gastronomia e cultura. (Foto: Vanessa Tamires)

Passou a funcionar na noite desta terça feira (11) o Sesc Morada dos Baís, na Avenida Afonso Pena. A casa vai funcionar de terça a sábado com cultura e gastronomia. O espaço terá agenda intensa nas duas próximas semanas e no decorrer do ano será dividida entre os projetos Sesc Encena, Palco Giratório e Sonora Brasil, com espetáculos de dança, teatro e música.

A Morada dos Baís, aberta em 1918, é um casarão histórico. Foi o primeiro sobrado da avenida Afonso Pena feito de alvenaria, com argamassa de saibro, cal e areia, coberto originalmente com telhas de ardósia, vindas da Itália, terra natal do proprietário, Bernando Franco Baís.

Hoje, a inauguração de uma nova fase foi restrita para convidados, autoridades e membros da família Bais como a artista plástica Adelaide Baís. "Estou muito emocionada e, em nome da família, agradeço", diz.

A parceria entre Sesc e prefeitura de Campo Grande foi bastante elogiada. “A prefeitura finalmente acertou em alguma coisa”, avalia a escritora Delasnieve Daspeti.

A Morada dos Baís foi cedida pela Município de Campo Grande ao Sesc, que poderá administrar a estrutura por um ano, com a possibilidade de renovação de contrato por igual período.

O cantor e compositor Paulo Simões lembra que a Morada dos Baís não é “qualquer espaço’’ e que o local é “simbólico para Campo Grande”. O artista também destaca o papel do Sesc como promotor de cultura em todo o País.

O presidente da Fecomércio, Edson Araújo, explica que a abertura do espaço é uma singela homenagem no mês em que a cidade celebra 116 anos.

“Vai trazer quem gosta de teatro, poesia e música”, destaca a atriz e diretora de teatro Ligia Prieto, sobre o público que frequentará o Sesc Morada dos Baís. Ela também acredita que o espaço vai levar cultura onde não chegava, e atingir um público que não era atingido.

Nova fase - Não houve alteração na arquitetura do prédio, que é tombado, apenas recebeu pequenos reparos de tinta e jardinagem e atenção à parte elétrica. Nos últimos ajustes, o anexo do fundo que pertenceu durante anos à Abrasel está dando lugar ao Cine Cult, com capacidade para até 20 pessoas, a choperia e um laboratório de cerâmica. Ao ar livre, o espaço é tomado por mesas e cadeiras para quem for aproveitar o happy hour. O cardápio será simples, com pizzas, porções de batata frita, pastel de carne, isca de carne seca e as bebidas.

Na programação fixa, as quartas terão chorinho, nas quintas haverá miscigenação de vários grupos e na sexta o sertanejo e o rock.

A arena também vai receber intervenções culturais, como contações de histórias e teatro ao ar livre. Tombada, a a casa será destinada às galerias de arte. O espaço que reproduz com peças originais o quarto da artista Lídia Baís terá o acervo ampliado para o hall à frente da sala. O cinema também terá versão ao ar livre, com projeção na Orla Ferroviária.

Outra proposta é ter três exposições itinerantes. Para a abertura, além do acervo de Lídia Baís, os "bugrinhos" de Conceição dos Bugres, comprados de um colecionador pelo Sesc e as obras do corumbaense Jorapimo estampam os ambientes da casa.

Veja a programação de abertura:

Dia: 12 (quarta)

Show Black di Boá
Horário: 19h às 21h

Dia: 13 (quinta)

CineSesc Filme: O Menino e O Mundo - animação infantil
Sessões 15h e 18h

Show Gobstopper
Horário: 19h30 às 21h30

Quinta Cultural - Estação Urbana
Música, moda, gastronomia, artesanato e apresentações artísticas
Horário: 18h30 às 21h

Dia 14 (sexta)

CineSesc Filme: O Menino e O Mundo - animação infantil
Sessões 15h e 18h

Sexta no Sesc: Quarteto Urbem
Horário: 19h às 22h

Intervenção Artística: grupo de dança Funk-se
Horário: 20h

Dia 15 (sábado)

Intervenção Urbana - Movimento Viva Rua e Bocaiúva - Moda Criativa e Design
Horário: 15h às 21h

Espetáculo Infantil Cadê, da Cia. Aplausos (MS)
Horário: 15h

Contação de Histórias para Crianças
Horário: 16h

CineSesc Filme: O Menino e O Mundo - animação infantil
Sessão: 17h

A programação completa está no site do Sesc. A Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. O contato para informações é o 3311-4300.

 

Nos siga no Google Notícias