ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Diversão

Intensivão para quem quer ser palhaço começa mostrando como rir de si mesmo

Ângela Kempfer | 13/07/2012 15:01
Oficina começou hoje em Campo Grande. (Fotos: Simão Nogueira)
Oficina começou hoje em Campo Grande. (Fotos: Simão Nogueira)

De cara limpa, ninguém parece engraçado. Mas em curso que começou hoje, os 17 alunos aprendem a ser palhaços. E a primeira lição é “aprender a rir de si mesmo”, o que serve até para os que não têm a menor pretensão de ser artista.

Alexandre Casali é o professor, ator baiano que há mais de 10 anos vive a graça na pele do palhaço Biancorino. “Temos de aprender a sentir prazer em expor o que pode parecer defeito. Expondo, a gente consegue a cura”, recomenda.

Os dois, criador e personagem, estão em Campo Grande para ensinar e também fazer rir durante mais uma Pantalhaços, quarta edição da mostra do Pantanal com artistas da América do Sul.

É o início da programação, que terá espetáculos a partir a próxima quarta-feira. A primeira oficina do evento serve para a vida, confirma Alexandre, mas tem o objetivo treinamento intensivo dos candidatos a palhaços profissionais.

“É para qualquer um porque o princípio é descobrir como tirar graça da gente mesmo. Tem o que é mais desastrado, o frágil o estranho. Todo mundo pode aprender a rir de si mesmo para depois convidar os outros a sorrir”, ensina.

E até o mal-humorado tem solução, caso tenha disposição para o exercício. “É uma auto-provocação”, diz o artista.

Alexandre, mais do que palhaço, é um pesquisador sobre o assunto. Quando a arte era restrita aos circos, o ofício de palhaço era passado de pai para filho. Hoje, com grandes espetáculos montados em teatros e nas ruas, a formação também mudou, assim como alguns conceitos.

“Antes, a graça era tirada do outro. Era um pontapé no companheiro, uma gozação do outro. Hoje a graça é do nosso próprio ridículo. O que muita gente quer esconder, o estranho, para o palhaço é motivo de exposição e de fazer rir”.

Para chegar a pintar o rosto e sair por aí ganhando gargalhadas, os aspirantes ao ofício de palhaço fazem exercícios corporais e de improvisação. Outra dica do professor é observar muito e imitar. “A imitação não é constrangimento algum, coisas que outros palhaços já fizeram e dá certo tem de ser copiadas”.

Fã dos nomes das antigas, Alexandre lembra o que os mais tradicionais palhaços têm a ensinas. “A tranquilidade”.

Na mostra de Campo Grande, Alexandre e Biancorino vão encontrar Biribinha, Dentinho e Tomate (Argentina), além de grupos que fazem da palhaçada de uma nova geração no Brasil. Veja o programa completo da IV Pantalhaços em

Nos siga no Google Notícias