A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

27/04/2012 21:13

Para a Festa da Linguiça acontecer, funcionários correm na linha de produção

Elverson Cardozo
Cerca de 20 funcionários da casa de carne trabalham na linha de produção. (Foto: João Garrigó)Cerca de 20 funcionários da casa de carne trabalham na linha de produção. (Foto: João Garrigó)

Quem vê de fora não imagina o trabalho que dá para a Festa da Linguiça – tradicional em Maracaju - acontecer. Há 10 dias, funcionários da Novilha de Ouro - casa de carne responsável pela vedete do evento - trabalham das 5h às 0h, todos os dias. A pausa é só para almoçar.

Na linha de produção, cerca de 20 profissionais, alguns remanejados da própria empresa, outros temporários. Apesar do cansaço evidente, eles parecem não se importar.

O orgulho de ser um dos responsáveis pelo sucesso da festa que movimenta a economia do município é bem maior. Balconista, Paulo Roberto, de 21 anos, é um dos que subiu para colocar a “mão na massa”.

Diz que o trabalho é recompensador. A festa, relata, traz gente de todo o Brasil. Funcionário do setor de manutenção há 4 anos, Thiago de Assis Ferreira, de 29 anos, também foi remanejado.

Funcionários se dedicam à festa da linguiça das 5h às 0h, todos os dias. (Foto: João Garrigó)Funcionários se dedicam à festa da linguiça das 5h às 0h, todos os dias. (Foto: João Garrigó)

Hoje, na linha de produção, ele era o responsável por colocar a carne na tripa. Uma amiga era responsável pelos gomos. A outra, se dedicava apenas a colocar a linguiça no pacote.

Em questão de minutos, várias unidades, cada uma com quase dois quilos, são depositadas na mesa. Dali, vão para a câmara fria, onde são mantidas a uma temperatura de aproximadamente 10 graus negativos.

Para Thiago, que nasceu e foi criado em Maracaju, ser um dos responsáveis pela produção de 25 toneladas de linguiça destinada à festa tradicional na cidade, é gratificante. “Cansa, mas compensa”, resume o jovem.

Na casa de carne que produz a lingüiça mais conhecida de Mato Grosso do Sul, tudo é dividido. Tem quem corte a carne, separe a gordura, triture, etc. A degustação, para controle de qualidade, é direito, quase um dever de todos.

Um momento em que o trabalhador para e, literalmente, sente o gosto do próprio trabalho.




Ops, antes que critiquem... para conhecer a industria precisam se paramentar com roupas e etc... Os baldinhos não são lixeiras cara Maria da Silva ... são para armazenar subprodutos da fabricação e luvas, não se usa. A higienização das mãos é feitas num intervalo de tempo cronometrado.. com lavagem e desinfecção... é muito organizado e limpo...
 
Analice Cardoso em 14/05/2012 07:19:03
Affff.. Meu Deus.. quanto julgamento sem conhecimento... Estive em Maracaju na festa e procurei saber de onde vinha a tal linguiça.. A casa de carnes que produz é o açougue mais bonito que ja conheci.. A parte de industrialização da linguiça é uma "INDUSTRIA" de verdade e o fiscal da Vigilancia estava lá o tempo todo... Todos estão convidados a conhecer.. o pessoal é muito caprichoso..
 
Analice Cardoso em 14/05/2012 07:09:48
Nunca vi nenhuma notícia de alguém que passou mal por comer a linguiça durante a festa. Vou todo o ano e recomendo para todo mundo. E convenhamos que esse "Aff" ai que o colega escreveu pegou mal em! Hasuhashuashuhasha!
 
André Serra em 30/04/2012 09:33:01
Eu fui em Maracaju,a festa estava ótima,unica coisa que atrapalhou um pouco foi a chuva.
 
KEILA ESPINDOLA em 30/04/2012 08:32:24
Infelizmente há pessoas p/ todos os tipos mesmo, se não tem luva, ou estão com acessórios o que importa, é uma casa de carne muito conhecida e respeitada por isso eles tem sim a vigilância sanitária sempre por perto.
Todo ano vou até a cidade prestigiar e Graças a Deus nunca aconteceu nada de errado a respeito, então pessoal quando não se tem o que comentar, é melhor deixar em branco.
 
ROSI NUNES em 29/04/2012 11:17:40
Digamos que...cada um tenha um pouco de razão...ok, críticas constroem , por isso se chama assim ,ano que vem tá todo mundo de máscara, luvas e balão de oxigênio se necessário. Até lá, recomendo então salsicha...espetinho e cachorro quente da esquina. MAS DUVIDO QUE ALGUÉM VAI DEIXAR DE COMER POR CAUSA DISSO, O PRODUTO FINAL É BOM DEMAIS..
 
Rodolfo deToledo em 29/04/2012 09:49:24
Para defender, ideais até os porcos gritam no chiqueiro.
 
Ezio Jose em 29/04/2012 08:42:40
Meu Deus ! Fazia tempo que não lia tanta besteira nos comentários !
 
Guilherme Fonseca em 29/04/2012 06:41:53
A festa é ótima e passam por lá um número muito grande de pessoas. Faltou a Vigilancia Sanitária fiscalizar a aplicação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) normas que abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas quando se manipula alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária. Não foram adotadas medidas sanitárias - falta luva e máscara, panos e duas lixeiras encostadas no alimento
 
Maria da Silva Santana em 29/04/2012 06:15:34
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,Geraldo vc tem razao.
 
leonardo dorneles em 29/04/2012 05:54:10
Sr Sávio, essas implicancias são na verdade normas de higiene.A produção de alimentos deve ser realizada observando determinadas normas e essa é uma delas, ou seja, os funcionários não podem usar no momento da manipulação brincos, aneis, pulseiras, etc.Concordo que é uma delícia e eu tb aprovo o sabor, mas, pela grandeza da festa, melhor produzir dentro das normas. O ambiente pelo menos está limpo
 
Ian Kiyosaki em 29/04/2012 04:31:50
Esse Aff do cleb ....sei não....acho é que nunca viu tanta linguiça junto e se assustou , caiu o filtro que fica entre o cérebro e os dedos.
 
geraldo cançado em 29/04/2012 04:13:33
AFF SÓ POR DEUS SERÁ QUE ESSES FUNCIONÁRIOS TEM CURSO DE MANIPULAÇÃO E HIGIÊNE DE ALIMENTOS ?
CHEGA A SER UMA FALTA DE RESPEITO COM OS APRECIADORES DA FESTA IMAGINA UMA UNHA COMPRIDA CHEIA DE SEI LÁ OQUE AI O CIDADÃO VAI LA E FICA MANIPULANDO A LINGUIÇA, AI ALGUEM SEM QUERER ESPIRRA AI PRA ONDE VAI? .
ISSO NÃO SER FECHADO EM UM MUNDINHO É QUESTÃO DE HIGIÊNE
 
kleberson souza em 29/04/2012 03:09:41
Maria do Rosario rezo muitos rosarios por voce, que emplicancia com o brinco do rapaz! Nao eh anti-higienico. Saia de onde vc esta e viva o mundo. O seu cubiculo eh muito pequeno, pequenenissimo eu diria. Fernando Albino e Maria do Rosario saia da casa de mamae e viaje o mundo! Linguinca de Maracaju aprovo e eh uma delicia!
 
savio bellinati em 28/04/2012 09:44:31
É triste ver que pessoas só sabem ver o lado negativo das coisas... A festa e a linguiça de Maracaju são famosas... Acredito que as pessoas que estão ali produzindo a linguiça, por mais que não estejam dentro das "normas de higiene" questionadas por alguns, provavelmente não estão sujos nem contaminados, até porque a empresa produtora não permitiria que isso acontecesse. Vamos ser menos críticos.
 
Icaro Senior em 28/04/2012 09:21:14
Cadê a máscara? Cadê a luva? Um pocuo de higiene vai bem. eu até gostava, mas depois de ver essas imagens, eu não como mais.
 
Fernando Albino em 28/04/2012 07:45:09
Vcs viram q tem um cidadão c brinco ou sei lá o q na orelha? É proibido e anti higienico esta atitude!!
 
Maria do Rosario em 28/04/2012 03:24:12
É uma festa maravilhosa e convido todos para que venham a bela cidade de Maracaju.
 
pedro marcos em 27/04/2012 10:31:21
imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados