ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Para aguçar movimento, companhia oferece oficina de videodança

Proposta é garantir lugar para construir relações entre dança e vídeo, e despertar o movimento na telinha

Thailla Torres | 05/03/2021 10:35
Proposta é garantir um lugar para construir relações entre dança e vídeo. Foto: Reginaldo Borges)
Proposta é garantir um lugar para construir relações entre dança e vídeo. Foto: Reginaldo Borges)

Encerra no próximo dia 7 de março (domingo), as inscrições para oficina de dança gratuita, que será realizada pela Mostra CTA – Corpos Transeuntes em Ação. Todos os encontros serão on-line (via Zoom). São 40 vagas e os participantes receberão certificado de 30 horas.

 A oficina virtual de videodança será realizada nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de março e, 5 e 6 de abril, das 18h às 21 horas. A iniciativa faz parte do programa "Plataforme-se" que reúne experiências e desejos na produção de videodanças.

A proposta é garantir um lugar para construir relações entre a dança e o vídeo, e despertar o movimento na tela.

A oficina surgiu como desdobramento de um projeto, de mesmo nome, realizado em 2019 de modo independente. A ação estava direcionada a criar dispositivos de performance no espaço urbano, comandos para habitar a cidade em 1 minuto.

Na época, 7 intérpretes criadores participaram e as videodanças criadas foram publicadas nas redes sociais do programa Plataforme-se, que surgiu em 2017 como um espaço de criação, experimentação, armazenamento e difusão entre a dança e o audiovisual pelos diversos processos de relação entre o mover-se do corpo, o cotidiano da cidade e o olhar da câmera. Trata-se da primeira plataforma a partir de MS com foco em iniciativas em dança sob essas conexões.

A oficina terá a mediação dos idealizadores Jackeline Mourão (professora, bailarina, performer, pesquisadora, intérprete criadora da Cia Dançurbana e do Conectivo Corpomancia) e Ralfer Campagna (artista da dança, produtor cultural, intérprete criador da Cia Dançurbana e do Conectivo Corpomancia e, idealizador do Plataforme-se).

Também contará com as experiências e conhecimentos de dois artistas da dança convidados: Franciella Cavalheri (MS), que é integrante – fundadora do Conectivo Corpomancia, dançaterapeuta, fotógrafa e filmaker e; Marcelo Sena (PE), diretor e artista-pesquisador da Cia. Etc., companhia criada em 2000 com criações e pesquisas em dança e videodança.

 O projeto também terá a participação da audiodescritora Maria Cândida Abes (especialista em audiodescrição e especialista em acessibilidade em eventos culturais), que realizará a audiodescrição de três videodanças , além de consultorias sobre o assunto com a turma da oficina.

Inscrições podem ser realizados por um formulário on-line. Outras informações podem ser encontradas via perfil no Instagram ou pelo telefone (67) 99236-8476.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias