ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Tour on-line acaba com desculpa de “pouco tempo” para visitar museu

Lives mediadas acontecerão às 9h e às 14h para celebrar Semana Nacional de Museus

Bárbara Cavalcanti | 12/05/2021 07:25
Visistas guiadas on-line acontecem entre 17 e 21 de maio, de manhã e de tarde. (Foto: Arquivo UCDB)
Visistas guiadas on-line acontecem entre 17 e 21 de maio, de manhã e de tarde. (Foto: Arquivo UCDB)

Entre os dias 17 e 21 de maio é possível conhecer o acervo do Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, sem sair de casa. Durante esta semana, acontecem tours virtuais transmitidas no canal do Youtube do museu com mediação da equipe pedagógica do espaço. Serão em dois horários: pela parte da manhã, às 9h, e de tarde, às 14h.

O acervo etnográfico e de história natural completou 70 anos em 2021. As imagens do tour foram gravadas e editadas como se o visitante estivesse andando pelas duas exposições. Um acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) fará a visita guiada com as explicações sobre os espaços e as peças. Os visitantes podem interagir pelo chat ou fazer perguntas ao final das visitas.

“Nossa proposta é diferente daqueles tours 360º em que o visitante navega sozinho pelos museus. Queremos ir junto, tirando as dúvidas, parando nos trechos em que eles mais gostaram, vendo os detalhes. Tudo isso pra ficar o mais próximo possível da visita in loco”, explica o coordenador Dirceu Maurício van Lonkhuijzen.

Acervo completou 70 anos em 2021 e estará disponível para visitação on-line. (Foto: Arquivo UCDB)
Acervo completou 70 anos em 2021 e estará disponível para visitação on-line. (Foto: Arquivo UCDB)

O museu, que está fechado desde o início da pandemia, tem com marca receber estudantes. “Antes da pandemia, chegávamos a receber mais de 20 mil visitantes por ano. Quantos não se recordam do passeio no Museu do Índio, como é popularmente conhecido nosso museu? São milhares de visitantes que aprendem de forma lúdica, divertida e agradável. Queremos, então, retomar essas visitas e a maneira mais segura foi optar pela visita virtual mediada”, explicou o coordenador Dirceu Maurício van Lonkhuijzen. Professores interessados podem agendar futuras visitas virtuais pelo telefone (67) 3312-3902.

Programação – Com a semana dos museus, há uma extensa programação de palestras previstas:

Dia 17: Abertura com o lançamento do livro “Museu e Patrimônio Cultural em MS” e palestra com representante do Conselho Iternacional de Museus no Brasil (ICOM Brasil), Marília Bonas. O tema será: “Museus para Igualdade: a atuação do ICOM junto aos museus brasileiros”.

Dia 18: Palestra com a museóloga professora Dra. Marília Xavier Cury, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP-MAE).

Dia 20: Palestra “O Futuro dos Museus - Recuperar e Reimaginar, uma Proposta de Reflexão sobre Audiovisual e Museus”, ministrada por Paula Nunes Costa, museóloga da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).

Dia 21: Palestra “Educar-se em Rede nos Museus - O Papel dos Educativos nas Mudanças Institucionais”, com o palestrante Maurício André da Silva, arqueólogo e educador museal da USP-MAE.

Nos siga no Google Notícias