ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

"Dietas de internet" trazem riscos, alertam profissionais de saúde

Informe Publicitário | 10/11/2017 07:00
(Foto:Divulgação)
(Foto:Divulgação)

Água com limão emagrece? Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo? O que acontece com seu corpo se você ficar uma semana sem ingerir açúcar? Glúten faz mal? Suar durante a atividade física acelera a perda de peso? Estes são questionamentos frequentes de quem busca dicas de emagrecimento e ganho de massa muscular, e a fonte quase sempre é a mesma: a internet.

Diante de tantas "dicas" disseminadas à exaustão nos blogs e redes sociais, quase sempre por leigos, quem faz dieta nem sempre se atenta para os riscos deseguir determinadas orientações e, principalmente, se há qualquer estudo que comprove sua eficácia.

Por esta razão, a prática médica precisa ser rediscutida no que diz respeito à nutrição x atividade física x saúde. “As características dos pacientes induzidos por medicamentos de alta performance e submetidos a dietas mirabolantes em busca do corpo perfeito são diferentes, e os médicos não estão acostumados a lidar com esta situação nos casos de urgências”, exemplifica o médico anestesista Dr. Luiz Gustavo Orlandi de Sousa, que também é vice-presidente da Associação dos Médicos da Santa Casa de Campo Grande (Amesc-CG).

Para promover este debate, a Amesc-CG promoverá, entre os dias 17 e 19 de novembro, em Campo Grande, o II Congresso de Atividade Física, Nutrição, Fisioterapia e Medicina no Esporte.
O evento será realizado no auditório da Unigran Capital, e contará com palestrantes de todo o Estado e de renome nacional, como a nutricionista Nanda Muller, o preparador físico Rafael Lund e os médicos José Carlos Souto e José Barros Neto.

Com base em evidências científicas,durante os três dias de congresso estudantes e especialistas de diversas áreas da saúde abordarão a eficácia e consequências de determinadas condutas sobre o organismo, além de discutir o que é mito e o que é verdade no que diz respeito ao emagrecimento, sempre com embasamento científico.

Inscrições - As inscrições são feitas pelo site lá você também encontra a programação completa do evento, valores e descontos limitados.

Acadêmicos pagam um valor promocional, e recebem certificado com carga horária de 23 horas.

Quem é quem?

Rafael Lund @rafalund
O “personal das estrelas” atua na área há mais de dez anos. Foi assistente de preparação física da a Seleção Brasileira de Vôlei Masculina (2006-2009), participou de pesquisas científicas no Laboratório de Pesquisa Neuromuscular do INTO/RJ (2008 a 2009) e, como personaltrainer, atende as atrizes Deborah Secco, Flávia Alessandra e Juliana Paes, além de executivos, atletas de futebol, vôlei, saltos ornamentais, entre outros.

Dr. José Carlos Souto @jcsouto
Autor do site lowcarb-paleo.com.br, que mantém desde 2011, o médico urologista tornou-se referência na desmistificação e abordagem científica de dietas difundidas na internet, e qual o impacto delas na saúde. O interesse surgiu após a constatação de que estas orientações alimentares não são baseadas em ciência ou evidências, e produzem mais malefícios do que benefícios.

Nanda Muller @nutrinandamuller
Especialista na dietaLowcarb, a nutricionista é responsável por moldar o shape de atrizes como Juliana Paes e Deborah Secco. Autora do livro "Guia de emagrecimento efetivo - Lowcarb", a personal diet explica porque não indica aos pacientes refeições de 3 em 3 horas - exceto se estiverem realmente com fome - e defende o autoconhecimento como chave para uma alimentação equilibrada e livre do famigerado efeito sanfona.

Dr. José Barros Neto @drjoseneto
Com sobrepeso, intolerância à glicose e fadiga crônica, o médico nefrologista seguia à risca uma cartilha do emagrecimento da maior parte das pessoas –pouco carboidrato, baixo teor de gorduras, refeições a cada 3 horas e atividade física aeróbica de longa duração - mas não conseguia perder peso. Adepto da MBE (Medicina Baseada em Evidências), José Barros passou a estudar a Lowcarb e Dieta Paleolítica, descoberta que mudou radicalmente o modo de encarar a dieta e passou a compartilhar suas descobertas, todas cientificamente embasadas.

II Congresso de Atividade Física, Nutrição, Fisioterapia e Medicina no Esporte da Amesc-CG
Data: 17, 18 e 19 de novembro
Local: Auditório da Unigran Capital – R. Abrão Júlio Rahe, 345 – Centro – Campo Grande (MS)
Inscrições: www.amesccg.com.br

Nos siga no Google Notícias