ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Ação oferece mamografia de alta tecnologia a detentas em Campo Grande

Carreta do Hospital do Amor atende pelo menos 40 detentas, com idade de 40 a 69 anos

Por Silvia Frias | 22/09/2023 06:54
Pelo menos 40 internas passaram pelo exame de mamografia no presídio (Foto/Divulgação)
Pelo menos 40 internas passaram pelo exame de mamografia no presídio (Foto/Divulgação)

Detentas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irmã Zorzi, em Campo Grande, estão passando por mutirão de exames de mamografia com forma de prevenir ou fazer diagnóstico precoce do câncer de mama. A previsão é atender 40 mulheres com idade de 40 a 69 anos.

A ação é feita em parceria pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Hospital do Amor e SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Antes dos atendimentos, são realizadas entrevistas individuais a respeito da saúde de cada interna.

A técnica de radiologia Joyce Évilin Alves Leite explica que a carreta tem mamógrafo digital de alta tecnologia, não sendo necessário revelar o filme. Na prática, representa resultado imediato, com qualificado de imagem superior ao analógico. “É possível verificarmos se o exame ficou bom na mesma hora”, explica.

Joyce diz, ainda, que a mamografia consegue um rastreamento mais preciso, principalmente naqueles casos que o nódulo ainda não é palpável, podendo detectar o câncer no início, elevando a 90% as chances de cura.

Carreta do Hospital do Amor atende detentas do presídio feminino (Foto/Divulgação)
Carreta do Hospital do Amor atende detentas do presídio feminino (Foto/Divulgação)

Uma das internas submetidas ao exame, de 41 anos, disse que é oportunidade para cuidar da saúde. “Eu nunca tive histórico na família, mas é uma forma de eu me prevenir”.

Responsável por coordenar os trabalhos no local, o auxiliar administrativo do Hospital de Amor, Marcus Paulo Rodrigues de Souza, informa que os atendimentos às detentas seguem o mesmo padrão oferecido pela carreta ao restante da população dos bairros da capital e do interior do estado.

“O prazo para os pareceres médicos referentes ao exame é de 40 dias a 60 dias e, os casos necessários, são encaminhados para atendimento no hospital", informa.

A diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves explica que atendimento é complemento ao atendimento já realizado, por meio da assistência regular na UBS (Unidade Básica de Saúde) instalada dentro do presídio.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News. 

Nos siga no Google Notícias