ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Faz Bem!

Alimentação natural para pets pode ser melhor que ração e ajuda a tratar doenças

A tendência chega a Campo Grande com uma marca especializada em porções para cães e gatos

Thaís Pimenta | 24/01/2018 08:25
Ozzy foi quem incentivou os donos da Le Gout Canin a montarem a loja, por conta de seus distúrbios de saúde. (Foto: Divulgação)
Ozzy foi quem incentivou os donos da Le Gout Canin a montarem a loja, por conta de seus distúrbios de saúde. (Foto: Divulgação)

Chega de alimentar os pets com rações cheias de sódio. A tendência é voltar ao antigo hábito de dar comida, como a que a gente come todos os dias. Isso não quer dizer dar restos de alimentos aos bichanos, muito pelo contrário – até porque muitos ingredientes que fazem parte da nossa dieta são tóxicos a cães e gatos, como é o caso da cebola, por exemplo.

De acordo com a Médica Veterinária na área de Alimentação Natural, Marina Franco, a ração é vista como vilã porque a “grande maioria delas é feita com grãos de milho, trigo, soja, conhecidos por serem alterados geneticamente na forma de transgênicos”. Isso sem contar os altos índices de sódio e o fato de serem secas, características que fazem mal para o nosso organismo e para o deles também.

Nacionalmente já existe toda uma movimentação de marcas que oferecem porções diárias aos pets como forma de substituição à ração. Em Campo Grande descobrimos por enquanto só uma loja especializada, a Le Gout Canin (O Gosto Canino).

“Se a gente for resgatar, a ração existe há mais ou menos cem anos, a alimentação natural é muito mais antiga do que isso e consiste em respeitar as características evolutivas de cada animal e suas particularidades por meio de exames antes da prescrição por um veterinário”, completa Marina.

Galerinha felina devorando um pratão de comida saudável. (Foto: Divulgação)
Galerinha felina devorando um pratão de comida saudável. (Foto: Divulgação)

A Le Gout Canin tem parceria com Marina. A indicação é de que todos os clientes passem por essa avaliação antes de começarem com a assinatura mensal. “A gente tem uma linha comercial mas indicamos que os bichanos passem pela consulta. Podem introduzir a alimentação com a comercial, que é o que geralmente acontece”.

A marca surgiu depois de o casal Mariana Capelle e Marcio Vasconcelos encontrar dificuldade com rações para o Ozzy, pastor alemão dos dois, que tem megaesôfago e é renal crônico. “Não conseguimos achar uma ração para adequar a ele, tentamos toda. Fomos em busca de outras opções e descobrimos a alimentação natural”, explica Mariana.

Foi quando se tornaram leitores do site Cachorro Verde, pioneiro no assunto aqui no Brasil. “Fomos em busca do curso deles, para tutores, em São Paulo e passamos a alimentar Ozzy e também a Zara com comidas feitas por nós, os amigos foram pedindo pra gente fazer pros cachorros deles e notamos uma oportunidade”.

Já faz um ano que a marca funciona em Campo Grande. Por enquanto a maioria dos 27 clientes da Le Gout Canin procuram pelo método por conta de alguma enfermidade no animal. "Acaba sendo mais uma dieta terapeuta do que de manutenção", diz a veterinária.

Nesse casos, a alimentação natural é vantajosa porque consegue manipular e personalizar o alimento de acordo com as necessidades do bichinho. Ou seja, se um gato tem problemas hepáticos ou renais - doenças concomitantes - o dono nunca vai encontrar uma ração que trate esses dois problemas, diferente do que acontece na nova tendência.

"É feita uma avaliação física, exame de sangue e a gente prescreve uma receita", diz a médica. Se o dono do pet preferir ele pode tentar preparar em casa as delícias para os bichanos. É necessário ter uma balança para alimentos e uma panela que cozinhe alimentos a vapor. 

"Dividimos ingredientes em quatro categorias básicas: proteínas, vegetais, carboidratos e as vísceras, em menor proporção", completa Marina Franco.

Se a intenção é buscar comodidade, a Le Gout serve o quilo a partir de R$ 20 e entrega as porções congeladas em saquinhos. "A única coisa que o responsável tem que fazer é descongelar as porções. Dá pra servir geladinho mesmo ou aquecido, vai depender da predileção do animal". 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Ozzy e Zara na ceia de natal do ano passado, comendo bem e cuidando da saúde! (Foto: Divulgação)
Ozzy e Zara na ceia de natal do ano passado, comendo bem e cuidando da saúde! (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias