ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Faz Bem!

Autotestes de HIV encalham nas farmácias, mas tem especialista que acha isso bom

Reação ao "positivo" pode ser muito perigosa quando a pessoa recebe a notícia sozinha, sem suporte psicológico

Thais Pimenta | 19/12/2017 06:20
Exame tem 99,9% de eficácia. (Foto: Divulgação)
Exame tem 99,9% de eficácia. (Foto: Divulgação)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a venda dos exames de autoteste para detecção do vírus HIV no Brasil em novembro deste ano. Cerca de um mês após a liberação, apenas uma rede de farmácias o vende em Campo Grande.

A procura pelo teste tem sido pequena e não dá para definir se o fator mais alarmante é a falta de interesse das pessoas pela própria saúde ou a reação de quem recebe um diagnóstico positivo para a doença sem ninguém ao lado ou qualquer suporte psicológico.

A facilidade foi lançada justamente com a intenção de popularizar o processo, mas surgem pontos negativos e positivos nessa história. Ao contrário da maneira convencional, quando a pessoa busca o autoteste, se depara com o resultado sem a presença de um profissional que garanta informações fundamentais e também o apoio emocional.

Para o infectologista Rodrigo Coelho, fazer o exame em centros especializados ou a opção pelo autotestes é uma decisão pessoal. “O paciente que adquire esse teste já tem alguma necessidade pessoal de saber da sua situação. Saber da sua positividade por um médico ou saber sozinho, é uma decisão dele e cada um deve conhecer as suas próprias reações diante de notícias ruins. De qualquer forma, é preciso se saber que, em caso de positivo, seria necessário uma confirmação”, diz.

Ele reitera que o resultado não é definitivo. Mesmo tendo 99,9% de eficácia, é preciso ir até um infectologista, ou a um clínico geral, para realizar novos exames afim de passar um diagnóstico preciso final.

A novidade, na opinião do médico, é boa. “Vejo mais pelo lado positivo ter o teste rápido na farmácia. Isso poderia salvar a vida de muita gente, antecipando as medidas de controle e tratamento. Saber da sua real situação, sempre o mais cedo possível, é sempre vantajoso”, conta.

Céres Mota Duarte é especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. (Foto: Thaís Pimenta)
Céres Mota Duarte é especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. (Foto: Thaís Pimenta)

Para a psicóloga clínica Céres Mota Duarte, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, o grande problema disso tudo é que a maioria das pessoas não consegue identificar sua reação perante situações de crise.

"Ter o resultado positivo em mãos traz impactos psicológicos a curto, médio e longo prazo na pessoa. Já existem pesquisas que comprovam que de imediato a pessoa pode ter uma crise de ansiedade, uma crise nervosa, taquicardia. Logo depois vem os processos de depressão e ansiedade", detalha Céres.

Ela explica ainda que a forma com que pessoa vai pensar e agir em relação ao diagnóstico, tem a ver com os aspectos emocionais e também aspectos cognitivo-comportamentais. "Existem aquelas pessoas que já tem desenvolvidas as Estratégias de Coping, ou seja, as estratégias de enfrentamento da vida. O paciente mais costuma solucionar os problemas que aparecem deve lidar com isso de maneira mais prática, a fim de buscar o tratamento necessário rapidamente".

Mas existem também os que preferem ignorar, agindo de forma a excluir essa notícia da rotina. "Esses dificilmente vão procurar auxílio médico ou psicológico. A própria doença vai obrigar, no futuro, que essa pessoa se trate". 

Casos mais graves podem levar ao suicídio, conta a psicóloga. "O suicídio não quer dizer depressão. As vezes o paciente não sabe como se livrar daquela dor ou problema e opta por acabar com aquilo. Sem pensar nas consequências acaba tirando a própria vida".

Por isso procurar um profissional da psicologia é tão importante quanto um especilista. "O soropositivo vai lidar pro resto da vida com sentimentos de culpa, de medo, de tristeza, de raiva e angústia. Aprender a deixar essas dores de lado vai ajudar a pessoa no tratamento do vírus", finaliza.

Curta o Lado B no FacebookInstagram.

Nos siga no Google Notícias