ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Faz Bem!

Com pasta de amendoim, receitas matam a vontade louca por doce na dieta

A nutricionista Gabriela Marcelino ensina como fazer cupcake, cockies e bombom gelado sem o uso do açúcar.

Thailla Torres | 05/02/2019 09:09
Bombom gelado de banana com pasta de amendoim. (Foto: Gabriela Marcelino)
Bombom gelado de banana com pasta de amendoim. (Foto: Gabriela Marcelino)

A vontade de comer doce costuma ser o mais difícil em uma alimentação mais restrita porque nem sempre sabemos o que preparar de diferente. No Menu da Nutricionista de hoje, a Gabriela Marcelino, mestre em Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ensina três receitas fáceis, com pasta de amendoim, ricas em proteína para quem deseja variar um pouco nas opções.

Depois que se apaixonou pelo sabor da pasta, que nada mais é do que o amendoim torrado triturado, ela saiu inventando várias receitas que viraram xodó no dia a dia.

Gabriela explica que a pasta é uma ótima fonte de gordura, principalmente a insaturada, e isso é positivo. “Assim, ela acaba sendo um ótimo alimento energético, por isso, tão utilizada por praticantes de atividades físicas. É também uma opção proteica para quem busca complementar a quantidade de proteínas da dieta ou para quem não consome proteína de fonte animal”.

Dentre as vitaminas, ela possui a vitamina E. “Que é um excelente antioxidante que atua no envelhecimento precoce e doenças crônicas. Tem também o magnésio e potássio que são minerais importantes para a construção óssea e muscular”, explica a nutricionista.

Mas, mesmo ela apresentando tantos nutrientes benéficos à saúde é importante fazer o consumo com moderação. “Justamente por ser calórico, devendo se ajustar as necessidades individuais diárias”.

Um ponto importante na hora da escolha da pasta de amendoim é optar por aquelas que apresentam apenas o amendoim torrado na lista de ingredientes. Opções com açúcar, sal, gordura hidrogenada ou outro tipo de aditivo devem ser evitados. “A sugestão é fazer a própria pasta de amendoim em casa”.

Confira as receitas:

Bombom gelado de banana e pasta de amendoim

Ingredientes
1 banana nanica;
1 colher de sopa de pasta de amendoim integral;
5 colher de sopa de cacau em pó (sempre dê preferência para o 100%);
Leite para dar ponto

Modo de preparo: Misture o cacau em pó com um pouco de leite (é bem pouquinho) até virar um creme consistente. Em seguida, coloque em forminhas de silicone para cupcake camadas alternadas desse creme, banana picada e pasta de amendoim. Ao final, leve para o congelador por uma hora e está pronto.

Cupcake de pasta de amendoim. (Foto: Gabriela Marcelino)
Cupcake de pasta de amendoim. (Foto: Gabriela Marcelino)

Cupcake de pasta amendoim

Ingredientes:
1 ovo;
1 colher de sopa de pasta de amendoim integral;
3 colheres de sopa de farinha integral;
1 colher sopa de farelo de aveia;
1/4 xícara de leite;
1 colher de chá de fermento químico em pó.

Modo de preparo: Bata bem o ovo com a pasta de amendoim até ficar homogêneo. Depois, vá acrescentando os outros ingredientes, misture bem e leve para assar até ficarem dourados.

Cockies de pasta de amendoim. (Foto: Gabriela Marcelino)
Cockies de pasta de amendoim. (Foto: Gabriela Marcelino)

Cockies de pasta de amendoim

1/2 xícara de pasta de amendoim
1 ovo
2 colheres de sopa de mel
1/4 xícara farelo de aveia
1/4 xícara de trigo integral

Modo de preparo: Misture bem a pasta de amendoim, o ovo e o mel. Aos poucos, acrescente as farinhas até virar uma massa homogênea. Se for necessário, acrescente mais um pouco de farelo de aveia até dar ponto.

Molde no formato e tamanho que quiser e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até os cookies ficarem dourados. Quando eles saem do forno eles ficam moles no meio, mas, após esfriarem ficam crocantes.

Dica: O ponto certo é quando a massa não está tão pegajosa e dá para moldar. Vale apostar em gotas ou pedaços de chocolate amargo por cima ou até mesmo castanhas.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias