A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Setembro de 2017

01/09/2017 07:39

Em canos de PVC, horta orgânica feita de jeito fácil pode ocupar um cantinho

Thailla Torres
Horta feita pelo seu Oswaldo tem 12 metros de extensão. (Foto: Thailla Torres)Horta feita pelo seu Oswaldo tem 12 metros de extensão. (Foto: Thailla Torres)

Aos 83 anos, seu  Oswaldo dos Passos Pereira provou que manter uma horta dentro de casa não é mais privilégio de quem tem espaço. Em busca de uma alimentação saudável e orgânica para a família, ele usou da criatividade com canos de PVC para cultivar hortaliças em um cantinho da casa.

O investimento foi pequeno e ele só usou o que já estava guardado no quintal de casa para fazer uma bancada suspensa na lateral do muro. Cortados ao meio, os canos foram posicionados na horizontal e ficam suspensos com apoio de mão francesa, usada como suporte.

Antes de colocar a terra, o primeiro passo foi fazer pequenos furos no cano para que o acúmulo de água não comprometesse o cuidado com as verduras. "É muito simples, basta ter vontade", ensina Oswaldo.

Cuidar das hortaliças virou uma distração e uma economia para a família. (Foto: Thailla Torres)Cuidar das hortaliças virou uma distração e uma economia para a família. (Foto: Thailla Torres)

Dono de um chácara, estava cada vez mais difícil trazer verdura de lá toda semana para a família. "Eu só consigo ir a cada 15 dias e a gente precisa ter uma alimentação saudável. Em casa tudo é muito natural, por isso resolvi fazer a horta", conta mostrando a rúcula, alface, salsinha e cebolinha que foram plantadas há 15 dias.

Além do apelo saudável, Oswaldo aproveita o plantio como diversão. "É um divertimento ter uma horta em casa, pelo menos assim a gente não fica pensando em conta", sorri.

Vendo vídeos pela internet, o técnico de refrigeração Wenndel de Jesus Dias, 27 anos, também resolveu não adiar mais a ideia de ter uma horta em casa. Quando viu que era possível criar uma com canos de PVC, ele investiu R$ 139,00 para construiu um modelo hidropônico, onde no cultivo as raízes das plantas ficam submersas em água. 

Foi a alternativa fácil e econômica que ele encontrou. Sem muito mistério, Wenndel providenciou 6 metros de cano PVC, uma cola de silicone, 4 cotovelos de PVC, 2 tampões e um temporizador para irrigação durante 24 horas.

Sem espaço, horta hidropônica no PVC foi a solução para uma alimentação saudável. (Foto: Wenndel de Jesus).Sem espaço, horta hidropônica no PVC foi a solução para uma alimentação saudável. (Foto: Wenndel de Jesus).

Para construir, começou dividindo o PVC em três partes. Com os cotovelos, fez a união dos canos e em cada ponta é usado um tampão. Para garantir a irrigação e drenagem da água, ele colocou uma mangueira em cada ponta do cano. "Assim a água entra por um lado e sai pelo outro onde é drenada e reutilizada para o plantio", explica.

Para vedar o furo onde passa a mangueira, ele usou uma cola de silicone e o temporizador funciona de 15 em 15 minutos fazendo a passagem da água pelo cano. "Não precisa de terra, apenas da água que com a bombinha e o temporizador, fica girando dentro do PVC", explica. 

A escolha foi com base na economia. "Eu gosto muito de verdura, mas vivia comprando e estragava muito rápido, por isso achei mais econômico plantar e colher só o que eu comer", diz.

Para garantir o sucesso do cultivo, Wenndel instalou telas por cima da horta para amenizar os efeitos do sol.

Veja outros modelos que além de praticidade, podem compor a decoração do ambiente.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Com pintura, a horta fica ainda mais charmosa.Com pintura, a horta fica ainda mais charmosa.
E você pode inovar nos modelos. E você pode inovar nos modelos.
Sem deixar de lado características que podem fazer parte da decoração. Sem deixar de lado características que podem fazer parte da decoração.



imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.