ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Faz Bem!

Em praça, grupo tem apoio até no comércio do bairro para sair da vida sedentária

Thailla Torres | 02/04/2017 07:20
Exercícios são feitos ao ar livre duas vezes na semana e tem mudado a vida de moradores. (Foto: Marcio
Exercícios são feitos ao ar livre duas vezes na semana e tem mudado a vida de moradores. (Foto: Marcio

Quando o assunto é exercício físico, tem gente que acaba torcendo o nariz para a mudança de rotina. Mas para incentivar um melhor condicionamento e aumentar a qualidade de vida de moradores, Márcio Sampaio Costa, de 39 anos, não desiste do incentivo. Educador físico há sete anos, ele é ativo no projeto Viver Legal, um programa de atividade física que acontece de graça para moradores dos bairros Marabá e Estrela do Sul, toda semana.

Márcio também trabalha em duas unidades de saúde e vem fazendo a diferença na vida de quem descobriu o quanto, a ginástica pode ser transformadora. "Dou aula para quase 60 pessoas em cada praça. É o tipo de exercício que a gente chama de tratamento não medicamentoso, por conta da melhora no estado de saúde das pessoas". 

O projeto acontece há três anos e a maioria fica sabendo quando vai ao posto de saúde. Por recomendação médica ou não, o grupo está sempre aberto para novos alunos. Basta chegar e se dedicar aos exercícios aeróbicos, que são passados pelo educador físico.

Grupo de ginástica se encontra duas vezes na semana.
Grupo de ginástica se encontra duas vezes na semana.

O resultado, Márcio ouve nos relatos em cada aula de ginástica. "Temos jovens e idosos na turma, mas principalmente os mais velhos, são quem contam a melhora na pressão alta, colesterol e até o diabetes. Além da disposição física. Nós temos idosos que nunca tinham feito exercícios e agora correm mais de 20 km por dia", conta.

Com o tempo, a ginástica também foi aproximando moradores e ganhando apoio mesmo de quem ficou de fora. Um exemplo é o proprietário de uma farmácia no Estrela do Sul que desde o início do projeto, doa camisetas para o grupo se exercitar. "Foi uma maneira que eu encontrei de contribuir e fortalecer esse grupo", diz o dono da farmácia, Tales Freire, de 25 anos. 

Apesar da necessidade de clientes, para ele é uma satisfação ver os moradores mudando de vida. "Aqui um precisa do outro e o exercício físico muda o estado de espírito, com isso a gente também conquista uma relação bacana com a população do bairro", afirma.

Há dois anos participando do projeto, Maria Joana Borges dos Santos descobriu o quanto podia ser doloroso continuar com a vida sedentária. "Eu sentia muita dor na coluna e vivia indo no médico. Até que resolvi começar a frequentar lá na praça", conta a empregada doméstica de 68 anos. 

O resultado longe do exercício foram meses sem conseguir trabalhar e depois uma forte indisposição. "A gente vai ficando mais velha e perde a vontade de fazer tudo", afirma. 

Quando iniciou a ginástica na praça, muita coisa mudou na rotina. "Minha saúde mudou e eu me fortaleci. Eu sentia muitas dores, hoje eu volto do exercício com outra cabeça e por isso vou duas vezes na semana", conta. 

Além da qualidade de vida, Maria percebe que o clima entre moradores fica mais harmonioso. "A gente ficou um bom tempo abandonado no Estrela do Sul. Hoje tendo um professor com a gente, todo mundo quer participar e só acontecem coisas boas", comemora.

Quem quiser participar, as aulas de ginástica acontecem na praça do bairro Estrela do Sul, toda segunda, quarta e sexta-feira. No Marabá, é toda terça e quinta-feira. Sempre das 6h45 às 8h45. 

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias